Deputado apresenta projeto para castração gratuita em cães de rua


O deputado estadual Alex Manente (PPS) reuniu moradores do Riacho Grande e grupos de protetores de animais, nesta quinta-feira (11), para apresentar o programa gratuito de castração de cães e gatos de rua. A ação será realizada pela Vigilância Sanitária em parceria com a Clínica Pronto Socorro Animal.

Segundo o diretor da Vigilância, Luiz Francisco, a Prefeitura de São Bernardo vai investir mensalmente R$ 8 mil no programa para castrar cerca de 120 animais a cada mês. “Começamos pelo Riacho por conta das constantes reclamações. Sabemos que a solução para o controle de natalidade dos animais é a educação, mas vamos colaborar para minimizar o problema.”

Responsável pelo controle de zoonoses, Luiz Francisco afirmou que o programa será expandido a toda a cidade. “Iniciaremos com a castração de cães e gatos de rua, mas ampliaremos o programa para que todos os moradores que queiram castrar seus animais também tenham acesso. O serviço vai crescer de acordo com a utilização.”

Alex ressaltou que a reivindicação da população para a implantação do serviço é antiga e argumentou a necessidade de realizar um “trabalho modelo” no Riacho. “Sempre recebemos reclamações sobre o abandono dos animais nesta região. Desde o ano passado estamos conversando com a Vigilância porque temos a responsabilidade de ajudar a resolver a questão se quisermos que o Riacho se transforme em uma potência turística.”

Na análise do deputado, o projeto piloto dará andamento às propostas de implantação de um centro cirúrgico e a construção de um parque para abrigar os cães e gatos abandonados. “Paralelo ao programa de castração, discutiremos alternativas e novos convênios para controlar a natalidade e acabar com os maus-tratos aos animais de rua”, argumentou Alex.

 

Fonte:  Repórter Diário


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRAGÉDIA

RETROCESSO

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>