EnglishEspañolPortuguês

26 cães sadios são sacrificados em Paraipaba (CE)

13 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Na manhã de ontem (12), 26 cães foram sacrificados no município de Paraipaba (CE) a 92 quilômetros de Fortaleza. A veterinária da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Marilac Maria Arnaldo Alencar, foi ao local depois de uma denúncia. De acordo com ela, os animais estavam em um local inadequado e a eutanásia ia acontecer sem a presença de um veterinário. “Eu me identifiquei e disse que só iriam fazer o procedimento se um veterinário estivesse presente. Então, eles chamaram o profissional”.

Os cães foram sacrificados no canil de Paraibapa. Foto: reprodução Diário do Nordeste

Segundo ela, até o momento em que esteve no local, 13 cães foram eutanasiados. O trabalho foi suspenso porque faltou anestésico. “Naquele momento, não dava para ter certeza de que eles estavam doentes. Alguns tinham feridas, outros estavam sem sintomas de doença”, disse a médica veterinária. O coordenador da Vigilância Sanitária de Paraipaba e veterinário, Rodolfo Paiva, disse que chegou ao local 6h30 e o procedimento só iria acontecer com a sua presença. “Foram 26 sacrificados e 14 animais foram doados. Quando isso acontece é porque estão doentes e os proprietários não querem mais tratá-los. A última captura que teve foi em novembro. Essa agora foi devido ao Carnaval, para evitar acidentes e até agressões”. Sobre o local, Rodolfo disse que é o canil disponibilizado pelo município.

Ele ainda informou que depois de capturados, espera-se 48 horas. Alguns proprietários resgatam os cães, outros não. “Depois do sacrifício, são levados para o aterro sanitário e enterrados”. Alguns dos animais eram de Paracuru. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária deste município, Roberto Cláudio, por ainda não ter canil, faz parceria com outras cidades. “Fizemos parceria com Paraipaba. Lá, tem dois veterinários e a gente também envia um daqui. Se nenhum foi encontrado, temos que averiguar. Não é autorizado o sacrifício sem a presença de um profissional”. Ele ainda acrescentou que os animais enviados são os que têm problemas. “Informamos aos laçadores que peguem somente aqueles sem condições. Os sadios não. Mas o problema é que alguns tutores deixam os animais soltos. Quando isso acontece, aconselhamos aos fiscais que devolvam para eles”.

Para Marilac, a eutanásia na véspera do Carnaval merece reflexão. “Por que estes inocentes têm que ser eliminados para que foliões possam passar seu Carnaval sem a presença destas criaturas tão especiais? Como veterinária, sei que animais errantes podem causar transtornos à população, mas não acho justo um extermínio em massa às véspera do Carnaval para mascarar uma situação que as prefeituras não querem que seja vista pelo turista”

Fonte: Diário do Nordeste

Nota da Redação: O que eles fizeram, sob o manto da administração pública,  é um crime, uma chacina.

Você viu?

Ir para o topo