EnglishEspañolPortuguês

800 mil aves exploradas para o consumo morrem de calor em Chapecó (SC)

12 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Avicultores de Chapecó (SC) querem uma indenização pela morte de aproximadamente 800 mil frangos. As aves não resistiram ao calor depois de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Essa situação foi registrada em pelo menos seis municípios do oeste catarinense. As aves precisam do sistema de refrigeração e umidificação das granjas, ligado à energia, para suportarem as temperaturas mais altas.

Na primeira semana de fevereiro, um cabo de distribuição de energia elétrica se rompeu deixando toda a região sem o serviço por cerca de três horas. Quando o problema foi registrado, os termômetros marcavam quase 40º, bem diferente do ideal para os animais, que seria até 28º. A estimativa da Associação dos Criadores é de que aproximadamente 800 mil aves tenham morrido por causa do calor.

Os criadores podem, individualmente, entrar com um pedido de ressarcimento na companhia. Os que preferirem, podem recorrer ao Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina. “Vamos entrar com uma ação administrativa pedindo ressarcimento. A medida é administrativa. Então, esperamos de 30 a 40 dias. Se não houver o ressarcimento, temos de tomar outra medida. E a medida é judicial”, disse Mauro Zandavalli, vice-presidente do Sindicato dos Criadores de Aves de Santa Catarina.

A companhia de energia disse que receberá e analisará as solicitações. Para isso, no requerimento, precisa constar o laudo de um especialista atestando a causa da morte das aves e o detalhamento dos prejuízos. Os pedidos passarão por uma comissão interna da empresa. “Eles vão ser analisados pelo aspecto técnico do fornecimento de energia elétrica e da questão jurídica. Evidentemente, pode ser ou não deferido, mas será devidamente analisado”, afirmou Valentim Ghisi, chefe da Agência Regional da Celesc.

Com informações de G1

Nota da Redação: De uma forma ou de outra, essas 800 mil aves já condenadas pelas mãos humanas à exploração, tortura e morte, seriam vítimas de um triste destino. Lamenta-se muito que tenham sido vítimas desta fatalidade, ou das péssimas condições em que eram mantidas, mas há de se lamentar ainda mais, e definitivamente, que sejam ainda submetidas ao desrespeito absoluto de serem criadas para o consumo humano. Essa é a maior crueldade por trás desse triste episódio. Os animais têm direitos fundamentais que precisam, a todo custo, ser preservados e cumpridos. E, os agricultores, além de não respeitarem esses direitos fundamentais, ainda exigem ressarcimento financeiro, enquanto na realidade os animais são as únicas verdadeiras vítimas desse triste episódio, tratados como simples mercadorias.

Você viu?

Ir para o topo