EnglishEspañolPortuguês

Animais sofrem maus-tratos devido à falta de infraestrutura no CCZ de Hortolândia (SP)

11 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O canil do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia, em SP, opera desde o ano passado com a capacidade máxima e sofre com falta de infraestrutura para atender a demanda de 80 cães por mês. Vizinhos reclamam do mau cheiro do local. Atualmente, a unidade abriga 99 cães e oito gatos. Para piorar, a máquina de jato de água que era utilizada para limpar as gaiolas está quebrada. A Prefeitura de Hortolândia informou que está providenciando o conserto do equipamento e que deve iniciar na próxima semana a castração química de cães para adoção ainda este mês.

Prefeitura informa que vai iniciar castração química dos animais
Prefeitura informa que vai iniciar castração química dos animais (Foto: Reprodução/Todo Dia)

Márcia Afonso, 38, do Gavaa (Grupo de apoio voluntários de animais abandonados), esteve no local há três meses e disse ter ficado chocada com a situação. “Eu nunca vi algo tão triste na minha vida. Fiquei penalizada com os animais. Eles não têm um lugar para tomar sol e ficam confinados em meio a fezes”, disse .

Ao visitar o canil na semana passada, o vereador Edvam Campos de Albuquerque, o Ceará (PSB), também afirmou ter ficado decepcionado com o que viu. “A sujeira era tanta que tive uma sensação de desmaio e fui amparado por um assessor. Existe verba aprovada para investir nesse setor e o que vemos é que há algo de errado aqui”, relatou. A moradora Eleonora Ferrari, 27, disse que passa de carro pelo local todos os dias e sente o cheiro ruim. “Em dias de calor é que a gente sente mais o mau cheiro”, comentou.

Os funcionários da unidade se queixam da falta material para promover a higienização correta do ambiente. O trabalho de retirada de fezes e urina dos bichos é feito com uma mangueira convencional. “Sem dúvida essa situação prejudica até a saúde dos funcionários”, comentou o parlamentar. Segundo Márcia, os animais sofrem com tempo de frio. “Quando estive lá me pediram para eu trazer mantas porque não havia na unidade”, conta.

O gerente da CCZ, Paulo Mancuso, informou por meio de nota oficial que não existe superlotação no momento. Ele disse que o local tem capacidade para abrigar 100 cães e que já está em andamento um projeto para a construção de solariuns, local específico para abrigar animais para tomar banho de sol. No texto, a prefeitura ressaltou que são doados todo mês 40 animais. Na unidade estão abrigados ainda 27 galos de briga, que foram apreendidos pela Polícia Civil numa rinha, e um cavalo. A Zoonoses tem realizado campanha de guarda responsável nas escolas.

Fonte: Todo Dia

Você viu?

Ir para o topo