EnglishEspañolPortuguês

Soltura de tuiuiú capturado no Rio de Janeiro foi adiada

10 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por problemas de transporte, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Mato Grosso do Sul (MS) não recebeu, nesta terça-feira (9), um tuiuiú, que foi capturado no Rio de Janeiro na semana passada.

De acordo com informações da TAM, empresa que faria o transporte, a caixa do animal ultrapassou o limite estabelecido de 20 centímetros, o que impossibilitou o embarque. O animal encontra-se em uma sala do Aeroporto Santos Dumont e espera-se que seu retorno aconteça ainda esta semana.

Após uma conturbada temporada no Rio de Janeiro, com direito a estadia na embaixada russa após provavelmente fugir de um criadouro ilegal, o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, retornaria para seu verdadeiro lar nesta terça-feira (9).

Assim que puder ‘voar’ para Mato Grosso do Sul, com ida prevista para quinta-feira (10), o animal será recebido pela equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do governo do Estado. Depois de cuidado, seguirá para Corumbá para ser reintroduzido à natureza por biólogos do próprio Cras.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado, o tuiuiú foi recolhido pelo Ibama. Trata-se de um animal adulto saudável “que provavelmente deve ter escapado de algum criadouro”, confirma o biólogo Élson Borges, coordenador do Cras.

Fonte: Correio do Estado e Pantanal News

Você viu?

Ir para o topo