EnglishEspañolPortuguês

Promotoria investiga maus-tratos em canil de Patrocínio Paulista

10 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Os 24 cachorros, sendo 11 filhotes, que estão no canil que funciona dentro do aterro sanitário de Patrocínio Paulista, têm sobrevivido de maneira precária. Os animais ficam divididos em quatro baias tomadas por fezes e folhas. Ontem, as vasilhas para água também estavam sujas. Apesar de ser alimentados com ração, os animais estão magros e bastante assustados. Três filhotes recém-nascidos estavam amontoados no cimento frio e um maior apresentava um corte na barriga. Um cachorro morreu recentemente dentro do canil.

Flagrante de um cão cercado de fezes e folhas dentro do canil em Patrocínio. Animal está magro e dividindo o espaço com adultos e filhotes. Foto: Gina Mardones/Comércio da Franca

Inconformados com a situação, moradores de Patrocínio denunciaram a situação à ONG (Organização não governamental) Anuance, que é de Franca e combate maus-tratos contra animais. Fotos feitas pelos próprios moradores e entregues à entidade foram encaminhadas para o Ministério Público de Patrocínio.

O promotor de Justiça, Christiano Andrade, recebeu o material na tarde de ontem e disse que cobrará explicações da Prefeitura. “Tenho que me inteirar primeiro. Se forem comprovadas as irregularidades, posso convocar a Prefeitura para assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para desativar o local”.

A situação em que os animais se encontram deixou o representante da ONG, César Mamede, horrorizado. “Isso é um crime. Os animais até brigam por ração. A água é uma sujeira total. Pelo jeito, os animais ficam ali até morrer. A Prefeitura deveria ter um plano para doar estes cachorros. Do jeito que está, não pode ficar”.

No local, Mamede se encontrou com o funcionário do aterro, Carlos Manoel Feliciano, que é o responsável por tratar dos animais uma vez por dia, exceto aos domingos. “Coloco ração e água, mas não tiro as fezes. A limpeza é feita pelo caminhão pipa que traz a água”.

O diretor administrativo da Prefeitura, Fernando Paduveze, disse que os cachorros foram capturados na rua e já chegaram magros ao canil. A maioria está no local há mais de 15 dias. Diante da denúncia, Paduveze disse que deve encaminhar um veterinário da Prefeitura até o local para que faça uma avaliação e veja a possibilidade dos animais serem encaminhados para adoção. “A cidade está infestada de cachorros por isso é feita a captura. Inclusive pedimos a colaboração da população para que cuide de seus animais”.

Fonte: Comércio da Franca

Você viu?

Ir para o topo