EnglishEspañolPortuguês

Exposição sobre fauna aquática conscientiza sobre preservação do meio ambiente

10 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A inauguração da exposição “Tejo Fonte de Vida – O Estuário e a Baía do Montijo: Fauna Aquática”, terá lugar no dia 20 de fevereiro, pelas 15h30 horas, na Zona Ribeirinha do Montijo, em Portugal, e decorrerá até ao dia 4 de junho.

As espécies mais características e abundantes da fauna aquática do estuário, estarão representadas em 30 painéis, na Frente Ribeirinha do Montijo. Não pretendendo ser uma descrição exaustiva da fauna aquática desta área, esta exposição dá especial relevo aos peixes e alguns invertebrados.

No estuário do Tejo, encontram-se numerosas e abundantes espécies de origem marinha, como o linguado-legítimo e o robalo-legítimo, que enquanto jovens procuram aqui, alimento e abrigo. Outro grupo também aqui presente é o das espécies que fazem migrações com o objectivo de se reproduzirem.

Sabia que alguns peixes nascem machos e, posteriormente, transformam-se em fêmeas? E que os ovos de alguns peixes se desenvolvem no ventre dos machos?

Recorde-se que o estuário do Tejo, um dos maiores da Europa e o maior da costa portuguesa, tem sido repositório de efluentes industriais, domésticos e localização preferencial para a instalação de parques industriais e atividades agrícolas. Esta realidade prejudicou, ao longo dos anos, o seu equilíbrio ecológico.

No Ano Internacional da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Montijo, pretende, com esta exposição, divulgar as riquezas do Tejo e alertar a sociedade para a importância do estuário, que pela sua grande diversidade e valor ecológico, interessa conhecer, divulgar, proteger e valorizar.

Fonte: Jornal do Barreiro

Você viu?

Ir para o topo