EnglishEspañolPortuguês

Califórnia é o Estado americano que mais protege animais na legislação segundo a Humane Society

10 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

A Humane Society nomeou o Estado da Califórnia como o mais “amigo dos animais” dos EUA, por possuir leis que supostamente os protegem mais, desde pets e cavalos de corrida até galinhas e vacas exploradas em granjas.

O estudo da organização analisou cada um dos 50 Estados e suas legislações específicas para os animais. New Jersey, Colorado, Maine e Massachusetts também tiveram boas colocações no ranking, já Idaho e Dakota do Sul ficaram em último lugar, pois falharam em criminalizar o abuso contra animais e eliminar a briga de galo.

A Califórnia é um dos poucos Estados que proíbem o uso de animais em experimentos científicos quando há outras alternativas, além de permitir que estudantes escolham não participar de aulas que usam animais.

O Estado ainda proíbe todas as formas de promoção de brigas entre animais e a domesticação de primatas, cobras, ursos, lobos e grandes felinos. A produção do cruel foie gras, originado da alimentação forçada de gansos e extração do fígado, também é vetada. Entre os animais explorados em fazendas, é proibida a manutenção de galinhas em pequenas jaulas de confinamento e a prática de cortar o rabo dos bovinos.

Infelizmente, a caça ao urso ainda é permitida na Califórnia, embora o comércio de seus pedaços seja crime. O abate de cavalos para consumo da carne é vetado.

Por meio de dados como estes é possível constatar que os direitos animais ainda são medíocres, mesmo no Estado que ganha o primeiro lugar em proteção legal nos EUA. É proibido confinar, mas é permitido matar e torturar, e isso na melhor das hipóteses, em que há fiscalização adequada e respeito às leis por parte dos grandes fazendeiros.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo