EnglishEspañolPortuguês

Uma rinha e 25 galos são encontrados em Sousas (SP)

9 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Pela manhã deste domingo (7), após uma denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental dirigiu-se até a Rua Antônio de Queiroz Teles, no Jardim Conceição, distrito de Sousas (SP), com a suspeita de que o local, uma casa abandonada em construção, funcionaria como centro de treinamento e rinha de galos.

Após a invasão foram encontrados 25 galos com marcas e escoriações, um rebolo (lugar onde acontecem as brigas), esporas, remédios como hormônios e analgésicos e uma balança (o que caracteriza o crime de maus-tratos).

Apesar de a prática ser permitida em alguns Estados como o Mato Grosso, as rinhas de galos são proibidas, seguindo a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, que proíbe maus-tratos em animais (esterilizar, mutilar, isto é, cortar as orelhas, rabo, dar surra em animais com reio ou outro elemento contundente ou não, fazer o animal trabalhar excessivamente, não dar comida ou água, fazê-lo pular desesperadamente, participar forçando-o ao extremo; utilizar o animal em corridas, matar ou degolar galos e jogar no lixo; enfim quaisquer maus-tratos impostos pelo homem contra o indefeso animal), por isso o caso foi encaminhado para o 4º Distrito Policial de Campinas, onde foi registrado o boletim de ocorrência.

Segundo a polícia, a primeira atividade é descobrir quem é o proprietário da casa, pois este responderá pelo crime, que é punido com multa, podendo chegar até R$ 25 mil. Os galos foram levados para Fazenda Itaoca e serão liberados para adoção.

Fonte: Portal Sousas

Você viu?

Ir para o topo