EnglishEspañolPortuguês

Onça-parda resgatada em Cosmópolis (SP) é devolvida à natureza

9 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A onça-parda resgatada em Cosmópolis, interior de São Paulo, na terça-feira (2) da semana passada pela equipe do Parque Ecológico de Paulínia Armando Muller, mais conhecido como “Bosquinho”, foi devolvida à natureza na tarde desta segunda-feira (08).

O felino, apelidado de “Cosmos”,  antes de ser solto em uma área preservada de Cosmópolis,  foi sedado, e o veterinário responsável pelo parque, Marcelo Telles Queiroz, fez suturas na perna direita e curativos em escoriações espalhadas pelo corpo do animal. Uma equipe do Cenap (Centro de Preservação de Mamíferos Carnivoros) ajudou na operação.

Onça sendo preparada para voltar à natureza. (Imagem: Paulínia News)

“Apesar de alguns ferimentos, a saúde do animal está perfeita. Durante o tempo em que esteve em Paulínia a onça se alimentou bem e recebeu os cuidados necessários. As escoriações estão se fechando e logo estarão curadas. A onça está em plenas condições de voltar à natureza”, explicou Queiroz.

Os técnicos do Cenap colocaram um colar rastreador e um microchip para monitorar o animal. O objetivo é estudar a espécie em  ambientes cercados por plantações de cana e próximos à presença humana.

“Cosmos” foi encontrado por agricultores preso em uma armadilha de cabo de aço na área rural de Cosmópolis. Como não sabiam o que fazer, o Corpo de Bombeiros foi chamado, que acionou a equipe de Paulínia.

Ainda  segundo  Queiroz, a onça deve ter aproximadamente 5 anos de idade e pesa 53 quilos. Esta é a quarta vez em menos de um ano em que onças-pardas são encontradas na região. Para a bióloga Andréa Moraes Prado, a devastação de matas tem causado essa situação. “Esses felinos estão sendo encontrados com frequência por causa do desmatamento, principalmente causados em nossa região pelas plantações de cana. Estamos invadindo o espaço deles” conta.

Para o biológo Marcelo Magioli, que fez um estudo dos mamíferos na mata de Cosmópolis, a onça pode ter vindo de outras regiões utilizando matas ciliares de rios que cortam a cidade. “A mata tem um tamanho consideravel e existem rios como o Jaguari e Pirapitingui com mata ciliares. É possível que esses animais tenham chegado à mata por meio desses locais preservados”, diz.

Na área em que a onça foi encontrada existem diversas espécies da fauna brasileira, como o macaco-prego, jaguatirica, lontra, tatus, esquilo, gato do mato, capivara, cotia, e aves diversas. Essa área pertence à Usina Ester e desde 1985 está sob proteção ambiental.

Fonte: Paulínia News

Você viu?

Ir para o topo