EnglishEspañolPortuguês

Polícia prende 54 pessoas em rinha de pássaros na capital baiana

8 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Cinquenta e quatro pessoas foram presas na manhã do último domingo, 07, no Bar Espaço.com, em Marechal Rondon, BA, durante uma competição de pássaros da espécie papa-capim.  No local, onde também funciona uma rinha, PMs da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e do Batalhão de Choque apreenderam dois adolescentes e 66 aves.

O grupo foi levado para a 4ª Delegacia (São Caetano). Três tutores de pássaros licenciados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram levados à delegacia na condição de testemunhas. Oito das aves que iriam participar da competição de canto estavam legalizadas.

O delegado Omar Andrade, titular da unidade, informou que, nesses casos, os detidos são ouvidos e liberados após assinarem um termo de responsabilidade. O major Paulo Machado, comandante da Coppa, disse que o local era usado também para brigas de pássaros. As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), unidade do Ibama que abriga animais apreendidos.

Fonte: Correio 24 horas

Nota da Redação: Novamente, a notícia abre espaço para um questionamento: ser legalizado pelo Ibama significa ser uma pessoa realmente preocupada com os animais? O Ibama sabe para quem entrega a lamentável autorização do aprisionamento de tais animais? Um criador ou um tutor de aves presencia uma situação ilegal e deplorável e, além de permitir, não denuncia? Seriam apenas testemunhas ou seriam cúmplices? Apesar de seguir determinadas normas, o Ibama parece caminhar a passos lentos na proteção animal.



Você viu?

Ir para o topo