EnglishEspañolPortuguês

Girafa morre em decorrência de maus-tratos e descaso em zoológico no Canadá

8 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

A Sociedade de Prevenção à Crueldade contra Animais (SPCA) canadense irá abrir um processo judicial contra o zoológico de Fort Langley, no Canadá, por crueldade contra animais, depois que a girafa Jerome morreu durante um procedimento de limpeza do casco, na tarde de sexta-feira (5).

A jovem girafa do sexo masculino vivia no Centro de Conservação Mountain View, que o SPCA tem investigado por crueldade contra os animais e negligência, durante vários meses. Funcionários e ex-funcionários disseram ao jornal The Province, em dezembro, que os animais estavam morrendo e sofrendo em Mountain View, por falta de cuidados veterinários.

Jerome tinha unhas crescidas e o SPCA fez um despacho para que fossem aparadas em novembro, mas o zoológico não tinha o equipamento adequado no local para o procedimento, segundo Eileen Drever, policial de proteção animal da SPCA.


Imagem do casco da girafa Jerome. (Imagem: The Province)


Jerome morreu na tarde de sexta-feira, enquanto era sedado para o procedimento de corte das unhas. Drever estava presente, e disse que a morte da girafa Jerome foi um sofrimento “evitável”.

“Estou muito triste, mas estou realmente brava por este pobre animal ter sofrido”, disse Drever, sufocando as lágrimas. “Estou preparando um processo para enviar ao governo baseado na negligência que o animal sofreu”.

O SPCA também está investigando como duas girafas, um adulto e um filhote, morreram em dezembro, e está investigando alegações de abuso e negligência de animais feitas pelos funcionários e ex-funcionários. Segundo eles, as girafas morreram de frio.

Todd Streu, que fala pelos 30 funcionários atuais e antigos em Mountain View, disse: “O pessoal está mortificado porque a morte de Jerome poderia ter sido evitada. Sabiam da necessidade de cuidados veterinários meses antes do despacho da SPCA, mas nada foi feito”.

O presidente e fundador do Mountain View, Gordon Blankstein, refutou todas as acusações feitas por seus funcionários.

Com informações de The Province



Você viu?

Ir para o topo