EnglishEspañolPortuguês

Histórias comoventes de animais se destacam no mercado de livros biográficos

6 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A história de Casper, com publicação prevista para esse outono, é a mais recente memória de animais que vem salvando o mercado de livros biográficos.

O adorável Casper, que tomava um ônibus pero de Plymouth (Reino Unido), morreu no mês passado num acidente de trânsito, e a publicação do livro foi agilizada pela editora Simin & Schuster. “A história dele é única e Susan (a tutora) recebeu e-mails e cartas de todo o Reino Unido e até da Argentina e Austrália”, alegou o funcionário da Simon & Schuster Nigel Stoneman, que se encontrou com Susan semana passada.


Foto: Reprodução/Guardian
Foto: Reprodução/Guardian


E Casper não é o único animal de estimação a contar sua história: o ano passado contou com a publicação de Endal, sobre o filhote de labrador de Allen Parton, veterano na guerra do golfo; Dewey, sobre o gatinho que vivia em uma livraria de Iowa; A Home for Rose (Uma casa para Rosa), de um filhote de border collie; e Um gato chamado Norton, de Peter Gether, com o subtítulo “A verdadeira história de um gato extraordinário e seu humano imperfeito”. Todos os livros se saíram bem, as vendas de Dewey ultrapassaram os 100 mil em 2009; Uma casa para Rosa, 35 mil; e Endal mais de 50 mil cópias.

O famoso autor de terror Dean Koontz também se aventurou no gênero ano passado, com a história de sua golden retriever Trixie. E outros títulos sobre animais valem ser mencionados: The Horse Boy (O menino cavalo), de Rupert Isaacson, em que ele detalha o poder dos cavalos sobre seu filho autista; o conto do autor Martin Clunes sobre seu cocker spaniel, Vida de Cachorro; e a reedição de Um Leão Chamado Christian.

As vendas de memórias de celebridades podem estar em baixa, segundo a revista Bookseller, mas sem dúvida as “animalescas” ajudaram a salvar o gênero biográfico ano passado. “A memória dramática está um pouco saturada – as pessoas já se cansaram dela, enquanto a memória de cães leva a uma área mais alegre, divertida”, disse o repórter Graeme Neil. “Particularmente agora, a última coisa que as pessoas querem fazer é se afogar na miséria de outras”.

Juntamente com o conto de Casper, novos títulos serão lançados este ano na literatura sobre pets, incluindo Homer’s Odyssey (A Odisséia de Homer), sobre a adoção de um gatinho cego por Gwen Cooper, e um outro episódio do gato Norton, de Peter Gethers.

Fonte: Guardian UK

Você viu?

Ir para o topo