EnglishEspañolPortuguês

Patinador artístico desiste de usar peles de animais após ser pressionado por ativistas

5 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

O patinador artístico Johnny Weir, famoso pela polêmica que criou usando peles de animais em suas fantasias, decidiu que vai adotar a pele falsa nas competições a partir de agora.

Weir recebeu tantos protestos e emails furiosos de defensores dos direitos animais que não conseguiu suportar mais a situação.

“Gostaria de anunciar que, devido a pressões e ameaças sofridas por determinado grupo de defesa dos animais, eu trocarei a pele original de raposa da minha fantasia para os Jogos Olímpicos de 2010 por pele falsa”,  disse Weir em declaração oficial. “Tomei essa decisão para não colocar em risco minha imagem e a imagem da minha designer, não quero que algo tão bobo quanto um material de fantasia atrapalhe meu grande sonho de participar de uma Olimpíada.”

“Espero que esses ativistas entendam que isso não foi uma vitória deles, e sim um empate”, provocou Weir. “Não estou mudando minha opinião, apenas protegendo minha integridade.”

Priscilla Feral, presidente do Friends of Animals, garantiu à Associated Press que ninguém do grupo ameaçou o patinador.

“Estou feliz com a decisão dele de tirar a pele dos animais de suas fantasias, é uma notícia ótima e é muito bom ouvir isso”, disse Feral.

Weir já havia declarado antes à ESPN que era perseguido pelo PETA desde 2006, recebendo emails com vídeos mostrando os horrores das fazendas de pele.”Não me ataquem por minha escolha pessoal, vocês protegem os animais mas temos muitos soldados morrendo mundo afora.”

É uma pena que a escolha pessoal de Weir condene milhares de animais a uma morte torturante, e portanto não poderá ser respeitada como ele deseja. Os soldados mortos são uma criação nossa, e com certeza as raposas não têm culpa disso.

Mais uma vez temos a prova de que vale a pena manifestar-se contra atos de crueldade contra os animais, pois a atitude de Weir, mesmo arrogante, poupará vidas de raposas que seriam esfoladas vivas. E isso só aconteceu graças ao esforço e pressão exercida pelos ativistas.

Com informações de M&C

Você viu?

Ir para o topo