EnglishEspañolPortuguês

Chimpanzés também adotam filhotes

5 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

É muito raro um chimpanzé selvagem preocupar-se com o filhote. Geralmente o rejeita como medida de segurança (e sobrevivência entre os predadores da floresta) e pode mesmo mostrar-se agressivo com o filho.

Foi, por isso, uma surpresa para Christophe Boesch e a equipe do Instituto Max Planck, Alemanha, constatar que os primatas machos tomavam conta dos jovens órfãos de mãe no Parque Nacional de Taï, na Costa do Marfim. Em 27 anos de observação, os cientistas assistiram a 18 casos de adopão, contam num estudo publicado na revista PlosOne.

Imagem: Reprodução/I Online
Imagem: Reprodução/I Online

Perante um filho que não é seu, um chimpanzé adulto comporta-se durante pelo menos dois meses do mesmo modo que uma mãe faria: partilha alimentos, espera e carrega a cria ao colo e às costas. Em 27 anos, 36 pequenos chimpanzés perderam a mãe devido a predadores ou lesões e sobreviveram. Dos órfãos, 18 foram adotados (dez por machos, sendo que só um era pai biológico de um deles), o que significa que o altruísmo – ou comportamento cooperativo sem pensar receber algo em troca – não é só característica do homem.

Mas qual a vantagem da adoção para um primata que vive na selva? Na floresta de Taï, a sobrevivência é uma luta diária porque os chimpanzés convivem com um predador feroz, o leopardo, e os recursos alimentares são escassos. As razões permanecem por isso um mistério, mas Boesch sugere que este gesto altruísta pode estar ligado à solidariedade e à cooperação de grupo para sobreviver às ameaças que o rodeiam.

Fonte: I Online

Você viu?

Ir para o topo