EnglishEspañolPortuguês

Caça de ursos-negros pode ser ampliada na Califórnia, EUA

5 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Com a justificativa de que a população de ursos-negros da Califórnia quadruplicou nos últimos 25 anos, oficiais do Departamento de Pesca e Caça do Estado estão elaborando novas regras que poderiam aumentar em 50% ou mais o número de ursos-negros mortos por caçadores. Atualmente, o limite de ursos negros que podem ser caçados é de 1.700 por ano.

Os oficiais alegam que o aumento do limite atual de ursos-negros que podem ser caçados oferece às pessoas a “oportunidade” de caçar e não afeta a população de ursos-negros da Califórnia, atualmente estimada em 38 mil animais.

Outra justificativa para a caça é o aumento dos danos causados pelos ursos às propriedades privadas. Segundo Doug Updike, um biólogo especializado em animais selvagens, “as pessoas estão invadindo o habitat dos ursos, e isso faz com que haja uma interação maior entre ursos e pessoas”. A incoerência desta “interação” é que os seres humanos invadem o habitat dos ursos-negros, e a solução encontrada pelas autoridades é o extermínio dos animais que tiveram seu habitat invadido.

 


Humanos invadem o habitat dos ursos negros na Califórnia. (Imagem: Karen T. Borchers/Mercury News)
Humanos invadem o habitat dos ursos negros na Califórnia. (Imagem: Karen T. Borchers/Mercury News)


Grupos de direitos dos animais prometem lutar contra as novas regras, que começaram a ser analisadas nesta quinta-feira (4). A votação final está prevista para 21 de abril.

O urso-negro norte-americano é a menor e mais comum espécie de urso nos Estados Unidos. Pode ser encontrada de Maine até a Califórnia, e geralmente pesa até 500 quilos. Ursos-negros têm uma dieta principalmente vegetariana e nunca mataram nenhum ser humano na Califórnia.

O limite atual de 1.700 ursos que podem ser caçados anualmente já não é respeitado. Em 2008, por exemplo, foi registrada a morte de 2.028 ursos-negros. Além disso, uma das alternativas para a caça propostas pelo departamento prevê que não haja limites para o número de ursos-negros caçados no Estado.

O primo mais voraz dos ursos negros, o urso-pardo, foi extinto na Califórnia em 1922, devido à caça. Parece que os californianos desejam o mesmo fim para os ursos-negros.

Com informações de Mercury News

Você viu?

Ir para o topo