EnglishEspañolPortuguês

Reserva africana que teve fauna destruída por duas guerras ganha documentário

4 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Foto: Reprodução/Jornal Hardmusica


O National Geographic Channel e o NGC Mobile estreiam, simultaneamente, em Portugal, no dia 7 de fevereiro, às 20 horas, O Paraíso Perdido da África, um documentário sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o papel do filantropo norte-americano Greg Carr no projeto de restauração e dinamização daquela área florestal protegida.

Gravado, com exclusividade, no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, o documentário de 50 minutos relata a evolução histórica desta área protegida, de seus diferentes ecossistemas e da fauna bravia do Parque, mostrando-a em diferentes períodos do ano.

Nos anos 60, o Parque Nacional da Gorongosa foi uma reserva de referência internacional. Era um local visitado por colonos portugueses que viviam em Moçambique e que tinham por aquele espaço um grande “carinho”.  Mas duas guerras seguidas, a Colonial ou da Independência e a Guerra Civil, destruíram toda a fauna e a flora na Gorongosa. 

Greg Carr, um filantropo norte-americano ciente da realidade da região e da extinção de quase a totalidade da população animal, apresentou ao Governo de Moçambique um projeto de parceria para a restauração deste ecossistema, com o objetivo último de ajudar o Parque a atingir de volta o equilíbrio e sustentabilidade própria, além de ter como imperativo a preservação da biodiversidade, fauna e flora numa relação construtiva.


Foto: Reprodução/ Jornal Hardmusica

Este arrojado desafio incluía a promoção do equilíbrio ambiental, recuperação das espécies animais, o desenvolvimento social, bem-estar das populações circundantes e o progresso econômico (por meio de um projeto de ecoturismo como fonte da sustentação global do Parque). 

Realizado pela National Geographic Television, O Paraíso Perdido da África conta com a produção de James Byrne. 

As filmagens aconteceram entre janeiro de 2008 e maio de 2009. O documentário terá diferentes e vários tempos de transmissão, no NGC e no NGC Mobile.


Foto: Reprodução/ Jornal Hardmusica


Fonte: Jornal Hardmusica


Você viu?

Ir para o topo