EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende filhotes de araras e tucanos vítimas do tráfico, no RS

4 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Polícia Rodoviária Federal de Lagoa Vermelha (RS) interceptou, na tarde de quarta-feira (03), o contrabando de 21 filhotes de araras e de dois de tucanos.


Os 23 filhotes teriam sido trazidos de São Paulo e seriam vendidos no exterior, via Argentina. (Imagem: Zero Hora)
Os 23 filhotes teriam sido trazidos de São Paulo e seriam vendidos no exterior, via Argentina. (Imagem: Zero Hora)


As aves estavam trancadas em caixas de papelão sem furos para respirar. Elas teriam sido submetidas a uma viagem de cerca de mil quilômetros, desde São Paulo até Lagoa Vermelha, onde o contrabando foi descoberto, na rodovia Lagoa Vermelha-Passo Fundo (BR-285), depois que o motorista do carro onde os animais estavam cometeu uma infração ao fazer uma ultrapassagem indevida e foi parado. No banco traseiro do carro e no porta-malas estavam caixas de papelão, e dentro, amontoados, os filhotes de araras e tucanos, todos debilitados.

Ao ser preso, o condutor do automóvel disse que teria comprado as aves numa feira em São Paulo e que as trocaria na região, por 500 cardeais. No entanto, a polícia encontrou em seu poder vários documentos de entrada e saída da Argentina, o que indicaria que ele estaria levando as aves para venda no exterior.

Eminaldo Angelo de Mello, 43 anos, havia sido preso em 1999, em Marcelino Ramos, transportando flamingos presos em correntes. Em 2004, foi novamente preso por tráfico de animais e, em 2005, foi preso na operação Trinca-Ferro, realizada pela Polícia Federal para coibir o tráfico de aves silvestres.

Mello será indiciado pelos crimes de tráfico de animais, maus-tratos e receptação. Também foi autuado pelo Ibama, e deve pagar multas de cerca de R$ 5 mil por animal, num total de R$ 115 mil.

Fonte: Zero Hora

Nota da Redação: Espera-se que, depois de serem tratados e recuperados das condições de maus-tratos, os animais sejam devolvidos a seus habitats, onde terão plenas condições de viver de forma saudável e natural.

Você viu?

Ir para o topo