EnglishEspañolPortuguês

Organizações denunciam condições cruéis que elefante vive em zoo no Canadá

3 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Nesta segunda-feira (1º), a organização de defesa dos animais PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético aos Animais, em português) e a organização de proteção dos animais selvagens, Zoocheck Canada, oficialmente deram início a um processo contra a cidade de Edmonton, capital de Alberta, no Canadá, sobre as condições cruéis e aparentemente ilegais em que Lucy, uma elefanta solitária no jardim zoológico de Edmonton Valley, é forçada a viver.



Lucy vive solitária em uma pequena área no zoo de Edmont Valley. (Foto: PETA)
Lucy vive solitária em uma pequena área no zoo de Edmont Valley. (Foto: PETA)



Lucy tem problemas de saúde que incluem distúrbios respiratórios, artrite, obesidade e doenças crônicas das patas, resultado das condições precárias em que vive no zoológico Edmonton Valley e que são ainda agravadas pelo clima frio da região, inadequado para um elefante asiático. Lucy também vive sozinha nos últimos dois anos, passa a maior parte de seu tempo em uma área pequena, e demonstra um comportamento que indica sofrimento psíquico grave. O próprio veterinário do zoológico, Dr. James Oosterhuis, reconhece que as instalações do zoológico não cumprem os padrões mínimos exigidos.

Especialistas confirmam que Lucy corre risco de morte no zoológico Edmonton. O Dr. William Keith Lindsay, ecologista canadense que está ativamente envolvido em pesquisas sobre a vida dos elefantes com a Amboseli Elephant Research Project no Quenia desde 1977, é um dos vários especialistas que confirmam que as condições de vida de Lucy são inaceitáveis.

O Dr. Lindsay afirma: “É claro que Lucy iria se beneficiar muito com a companhia de outros elefantes”. Os elefantes vivem em famílias estreitamente ligadas, e as fêmeas passam a vida inteira em grupos que incluem todos os seus parentes do sexo feminino. A vida solitária vivida por Lucy a impede de participar de qualquer um dos comportamentos sociais que são necessários para manter a saúde de um elefante.

A Dra. Joyce Poole, bióloga e etóloga especializada em elefantes, que estudou por mais de 30 anos o comportamento social e a comunicação de elefantes, afirma: “Lucy passou grande parte da sua vida em piso de concreto e presa em uma pequena área, fazendo muito pouco do que um elefante necessita fazer para manter uma boa saúde física e mental. A consequência é que ela é uma elefanta jovem em um corpo velho. Isso causa sua verdadeira privação e sofrimento”.

As organizações PETA e Zoocheck afirmam que não descansarão até que Lucy seja encaminhada para um santuário.

Com informações de PETA

Você viu?

Ir para o topo