EnglishEspañolPortuguês

Curso "Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo"

3 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Carlos Alberto
[email protected]

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, será ministrado um curso sobre o tema “Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo”.

Venha aprender com a equipe técnica do Instituto Sea Shepherd Brasil aquilo que a Petróbras, IBAMA, PUC e dezenas de outras instituições e mais de 3.000 pessoas em nove estados brasileiros aprenderam nos últimos 10 anos.

A intensa e crescente exploração pelo petróleo traz benefícios econômicos, porém ao mesmo tempo uma grande ameaça a vida marinha. Em situações de emergência como no caso de um derrame de petróleo a população local são os primeiros a vivenciar os horrores causados por tais catástrofes. Adequadamente preparado, você poderá servir como um membro importante de equipes treinadas para salvar animais marinhos petrolizados.

Alguns dos temas abrangidos serão:

O cenário do Petróleo;
As principais áreas de risco no Brasil;
Ecossistemas e Biótopos do Brasil;
Áreas Prioritárias;
A importância de um programa de educação ambiental para as comunidades das áreas de risco;
Estrutura de um plano de ação;
A estruturação de um programa de voluntário;
Segurança da equipe e dos animais atendidos;
Atendimento aos encalhes / resgate;
Primeiras ações junto aos animais;
Diagnóstico;
Animais focos em casos de acidente com óleo;
Exercícios de simulação de derrame de óleo e estudos de caso.

Professor: Wendell Estol – Biólogo, Diretor Técnico do Instituto Sea Shepherd Brasil, Pós-Graduado em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas-FGV, Membro da ONG desde 1999, pela qual ministrou o referido curso desde 2001 em 9 estados do litoral brasileiro. Participou do programa antártico brasileiro, através da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, integrante do projeto de Incremento a Conservação da Reserva Ecológica da Ilha dos Lobos-Torres RS como monitor e do qual participou da publicação do relatório técnico final.

Informações Gerais:
Local: Diving College (www.divingcollege.com.br) – Rua Campevas, 826 – Perdizes – São Paulo – SP –
Dias das aulas: sábado e doming o dia todo
Data da aula: 27 e  28 de fevereiro de 2009
Horário das aulas: de 9h00min as 18h00min
Carga horária: 16 horas/aula
Investimento: R$250,00

Inclui, além da participação no curso: material didático, bloco de papel e caneta; coffee-breaks; certificado de conclusão.

OBS: A desistência e cancelamento da inscrição, com a devolução do correspondente valor pago, só poderá ocorrer até uma semana antes do início do curso.O Instituto Sea Shepherd Brasil se reserva o direito de cancelar qualquer curso aqui descrito se não houver o número mínimo de inscrições que viabilize sua realização.

Garanta sua participação acessando aqui.

Você viu?

Ir para o topo