EnglishEspañolPortuguês

Baleia de 8 metros é encontrada encalhada na praia da Pedra do Sal

3 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia da espécie cachalote de aproximadamente oito metros foi encontrada por pescadores a cerca de 10km da Usina Eólica da praia da Pedra do Sal em Parnaíba na última segunda (1º). Este é a quinta baleia encontrada no litoral piauiense desde 2005. Segundo pesquisadores, o animal provavelmente morreu em alto-mar e foi levado até a areia pela maré.

Foto: Portal Costanorte.com

Alexandra Costa, coordenadora técnica do projeto de Cetáceos do Maranhão do Instituto da Ilha do Caju, é responsável pelo monitoramento de baleias e outros mamíferos marinhos em todo o litoral do Piauí até o leste da orla maranhense. Ela explicou que o espécime encontrado em Parnaíba é uma fêmea jovem, quase adulta.

Costa diz ainda que a causa da morte de baleias que aparecem no litoral do Piauí é desconhecida. “Estamos fazendo pesquisas. Mas o mais comum é que estes mamíferos morram em alto-mar e sejam trazidos pela correnteza”, descreve. A pesquisadora revela que o mais preocupante é a morte de botos, cada vez mais comum, por conta das redes de pesca. Desde 2008, foram registrados 14 destes animais mortos.

Qualquer pessoa que encontrar um mamífero marinho morto no litoral pode alertar o Projeto de Cetáceos pelo telefone: (86) 3322-4139.

Fonte: cidadeverde.com

Você viu?

Ir para o topo