EnglishEspañolPortuguês

Animais maltratados são resgatados em Belém (PA)

3 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Uma operação conjunta da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Belém (PA), resultou nesta terça-feira (02) na apreensão de 17 cães e dois gatos no conjunto Satélite, em Belém (PA). Os animais estavam em situação de maus-tratos. Eles viviam em condições precárias, sem higiene, em uma casa na quadra 10, deste residencial. A ação atendeu a denúncias feitas por moradores da vizinhança que não suportavam mais o barulho e mau cheiro que exalava do local. As denúncias mostravam que as fezes dos bichos eram despejadas, através de um tubo, diretamente na calçada em frente ao imóvel.

Segundo as informações, os dejetos caíam direto na vala do meio-fio da rua, exalando um forte cheiro que incomodava os moradores. A delegada Michelle Dantas, da DEMA, explicou que não foi a primeira vez que a proprietária do imóvel e a filha dela, responsáveis pelos animais, foram denunciadas. “Esse é o quarto procedimento de maus-tratos que elas respondem”, enfatiza a policial civil. Na primeira vez, os animais domésticos foram apreendidos por determinação judicial. Há cerca de dez meses, cerca de 40 animais foram retirados da casa. Agora, novamente por não cumprir as determinações, as duas irão responder pelo crime. As equipes foram até o local para retirar os animais da casa.

A proprietária do imóvel, Eliana Cristóvão Carneiro Rocha, e a filha dela, Paulete Carneiro Rocha, chegaram a tentar impedir a entrada dos agentes no local, porém os animais conseguiram ser retirados, sob aplausos dos vizinhos. Alguns dos animais apresentavam sinais de doenças de pele. Uma equipe do Conselho Tutelar foi acionada para acompanhar a operação, pois havia na casa um menino de 10 anos vivendo em condições insalubres. A criança foi recolhida pelo órgão, que abriu procedimento para apurar o fato. As tutoras dos animais poderão reavê-los, caso encontrem um local adequado para criá-los. Os cães e gatos ficarão recolhidos no CCZ.

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo