EnglishEspañolPortuguês

ONGs questionam o silêncio da presidente do Chile sobre a caça às baleias

2 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Várias organizações ambientalistas e de defesa animal solicitaram nesta sexta-feira (29) à Controladoria Geral da República as razões para o silêncio da presidente chilena, Michelle Bachelet, contra a caça de baleias realizada pela frota japonesa.



ONGs em frente à Controladoria Geral da República, no Chile. (Foto: PrensAnimalista)



“Em muitas ocasiões, temos solicitado ao Governo do Chile ações diplomáticas contra o governo do Japão por causa das operações de caça às baleias realizadas pela frota japonesa em águas da Antártida, mas não tivemos resposta alguma”, declararam.

Juan Carlos Cárdenas, diretor do Centro Ecoceanos, afirmou: “entregamos a parlamentares ao longo de 2009 diversas cartas no Palacio de la Moneda, amplamente divulgados pela mídia nacional e internacional, solicitando um pronunciamento diplomático da presidente. Mas não tivemos resposta ainda. O silêncio é preocupante, pois isso poderia significar uma mudança gradual na posição do Chile contra o Japão na CBI, que seria expressa durante o próximo governo conservador de Sebastián Piñera”.

Aos pedidos das ONGs também soma-se um projeto de acordo, aprovado no início de janeiro por unanimidade no Senado da República do Chile, que insta o governo da presidente Bachelet a agir diplomaticamente contra as operações da frota baleeira japonesa na águas do Oceano Austral.

Na entrega da carta para a Controladoria, também estiveram presentes membros da organização de defesa dos animais EcoAnimal. David Gómez e Manuel López afirmaram que 99% dos cidadãos apoiaram a criação do santuário para proteger as baleias em águas territoriais chilenas, enquanto 82% consideraram que esta iniciativa seria o legado mais importante da presidente Bachelet em questões ambientais e, portanto, é surpreendente que o governo ainda não tenha se pronunciado a respeito da caça às baleias.

Com informações de PrensAnimalista

Você viu?

Ir para o topo