EnglishEspañolPortuguês

Onça-parda ferida por armadilha se recupera para ser reintroduzida à natureza

2 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A onça-parda resgatada numa área rural de Cosmópolis, em SP, na manhã de hoje (2), pela equipe do Parque Ecológico Paulínia, foi trazida ao zoológico da cidade e está em recuperação.  O animal estava preso em uma armadilha de cabo de aço próximo a um sítio. Trabalhadores viram o animal se debatendo no meio do mato. Ao perceberem que se tratava de uma onça, chamaram o Corpo de Bombeiros, que acionou os técnicos do zoológico de Paulínia. 

Imagem: Reprodução/Paulínia News
Imagem: Reprodução/Paulínia News

Para trazer o felino ao munícipio, o veterinário chefe do “Bosquinho” Marcelo Telles Queiroz precisou anestesiar a onça com tranquilizantes químicos.

“Cosmos”, como foi apelidado pela bióloga Andréa Moraes Prado do zoológico de Paulínia, estava com diversos ferimentos pelo corpo causados pela tentativa de se livrar da armadilha. “Fizemos diversos curativos; o maior foi uma sutura na perna direita por causa de um corte de 10 centímetros. Mas o animal está bem, e logo terá condições de ser solto na natureza”, contou Queiroz.

Ainda segundo o veterinário, “Cosmos” deve ter aproximadamente 5 anos de idade e pesa 53 quilos. Esta é a quarta vez em menos de um ano que onças-pardas são encontradas na região. Para a bióloga Andréa, a devastação de matas tem causado essa situação. “Esses felinos estão sendo encontrados com frequência por causa do desmatamento, principalmente causado em nossa região pelas plantações de cana. Estamos invadindo o espaço deles”, relata.

Após a recuperação, o CEMAP (Centro Nacional de Preservação de Mamíferos), órgão gerido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), vai determinar o dia em que o animal voltará à natureza. Um microchip será colocado na onça para monitorar e estudar os hábitos da espécie.

Fonte: Paulínia News

Você viu?

Ir para o topo