EnglishEspañolPortuguês

Gato consegue prever morte de doentes em hospital dos EUA

2 de fevereiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um gato do Centro de Reabilitação para Idosos de Providence, em Rhode Island, nos Estados Unidos, parece ter o dom de prever quando os doentes vão morrer.

Segundo avança a edição de hoje do Globo online, quando um dos doentes do Centro de Reabilitação para Idosos de Providence está prestes a morrer, o gato desloca-se até ao seu quarto, deita-se junto dele e ronrona. Sempre que isso acontece, os médicos do centro já sabem que o paciente vai morrer. O felino, de nome Oscar, já terá previsto dessa forma a morte de cerca de 50 doentes do centro.

foto do gato Oscar (Imagem: reprodução/DN Globo)
Foto do gato Oscar (Imagem: Reprodução/DN Globo)

A estranha história de Oscar já apareceu publicada no “New England Journal of Medicine”, num artigo do geriatra David Sosa, que também escreveu o livro “Fazer a Ronda com o Oscar: O Dom Extraordinário de um Gato Normal.

Para o médico, o animal parece “pressentir o exato momento em que os idosos vão morrer”, adiantando que há outros cinco gatos no centro mas nenhum deles tem o mesmo dom de Oscar. Contudo, informa o Globo online, no seu livro o médico não apresenta nenhuma explicação científica para o fato.

O mesmo site adianta ainda que Joan Teno, professora de saúde comunitária da Universidade Brown que atende os doentes do centro, confirma que o gato “aparece sempre nas últimas duas horas de vida dos doentes”, mas afasta qualquer faculdade paranormal do felino. “É possível que haja uma explicação química”, sugere.

Fonte: DN Globo

Você viu?

Ir para o topo