EnglishEspañolPortuguês

Cágados sofrem com falta de sinalização e tráfico no Piauí

1 de fevereiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Aconteceu na manhã deste domingo (31), no parque ambiental do Encontro dos Rios no Piauí, o 5º Manifesto pela travessia e vida do cágado de barbicha e não ao tráfico dos filhotes. A manifestação com entrega de panfletos ocorre todos os anos para tentar conscientizar a população e os turistas que se deslocam pela Av. Boa Esperança , local de travessia da espécie.

O cágado de barbicha se desloca nos períodos chuvosos das lagoas do Poty Velhor para o Rio Parnaíba, sendo muitas vezes atropelado. Além do desrespeito a natureza cometida pelos motoristas, outro problema enfrentado para tentar preservar essa espécie é a falta de sinalização.

“Fizemos o manifesto duas vezes em 2009, uma em abril e a outra na Semana Mundial de Proteção ao Animal, que ocorreu entre os dias 4 e 10 de outubro, para tentar conscientizar. Neste ano, tentamos fazer um manifesto de prevenção antes de os cágados começarem sua travessia”, afirmou Hugo Prado da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA).

Só em 2009 foram contabilizados quase 100 atropelamentos, dos quais 26 foram de fêmeas adultas, que não reproduziram, dificultando a preservação da espécie. Além das mortes, outro fator que vem preocupando os ambientalistas e a polícia ambiental é o tráfego dos filhotes do cágado de barbicha.


Mais de 100 atropelamentos em 2009. (Foto: 180 Graus)
Mais de 100 atropelamentos em 2009. (Foto: 180 Graus)

“Estamos tentando conscientizar as pessoas para a importância do cágado de barbicha para a nossa fauna, e que o atropelamento desses animais fere o artigo 32 da Lei da Vida. Outro problema que estamos tentando solucionar é o tráfico dos filhotes. Infelizmente não conseguimos formular um perfil desse traficante ainda, então tentamos conscientizar os visitantes que não comprem, nem levem os filhotes.”

A falta de uma sinalização mais eficaz para a Avenida Boa Esperança não é uma cobrança apenas dos ambientalistas, mas também dos visitantes. “Sempre quando venho a Teresina, visito o parque, acho muito importante esse manifesto em favor da natureza. Seria interessante uma maior sinalização, demonstrando aos turistas que essa é uma Avenida de travessia de animais”, relatou José Diniz, de São Paulo.

Fonte: 180graus

Você viu?

Ir para o topo