EnglishEspañolPortuguês

Prefeito faz com que crianças participem de matança de porco para manter tradição na Espanha

11 de janeiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Apesar dos seis graus abaixo de zero e o forte vento, os moradores de  Alcadozo, município da Espanha, realizaram mais uma vez um evento chamado “matança do porco”, que neste ano teve a morte de uma fêmea de 170 quilos.

O primeiro passo foi preparar o fogo, que não só serviu para a matança, mas também para diminuir um pouco o frio, que não amorteceu o entusiasmo dos participantes. Pouco a pouco os moradores foram chegando, colocando em uma mesa deliciosas castanhas, figos secos e aguardente para se aquecerem.

Pouco depois, os moradores se animaram e mataram uma porca, a carregaram até uma mesa perto do fogo, e após degolar o animal, abrindo-lhe a jugular (segundo eles, a melhor maneira de não sofrer tanto), começaram a limpá-la. A partir de então, observou-se uma completa sincronização entre duas gerações que, talvez, em outras circunstâncias não teriam nada em comum.

Foto: AnimaNaturalis
Foto: AnimaNaturalis

Os moradores mais velhos e mais experientes usaram um maçarico para queimar o pelo do animal, e depois de usar um pouco de água quente, chamaram as crianças, e com paciência e dedicação, a mesma que tem um professor, ensinaram aos mais jovens, aqueles que farão com que a tradição se mantenha, a raspar e tirar a pele do animal.

Depois a porca foi pendurada para começar a ser aberta. Novamente foi necessária a participação dos mais velhos para carregar o animal e pendurá-lo, no mesmo lugar onde penduram os touros após a tourada. Uma vez pendurado, mais uma vez as crianças estavam atentas para a próxima etapa, abrindo lentamente a porca, separando a gordura da pele. Separar as vísceras e limpar o animal para depois cortá-lo, porque o fogo estava pronto serem colocadas as grelhas.

O prefeito de Alcadozo, Angel Alfaro, decidiu no ano passado realizar a matança para os moradores de sua comunidade. “A ideia é recuperar a tradição de matar os animais em casa, que sempre foi feito e que por diversas razões, a tradição estava se perdendo em nosso povo”.

A matança é uma tradição que serviu para que as pessoas “tivessem uma solução” para as refeições, especialmente aqueles que trabalham no campo, e também para que muitas famílias possam ter uma boa reserva de embutidos para o inverno. “Quisemos recuperar essa tradição entre crianças, porque elas não veem isso há muitos anos e queremos que elas também desfrutem dessa tradição”.

O prefeito também conseguiu patrocínios para a realização do evento, porque, como ele mesmo disse, “esta atividade implica um custo que nós temos que cobrir”. Assim como tiveram uma grande participação no ano passado, esperam continuar realizando o evento.

“Não só se recupera uma tradição, mas também é um bom momento para compartilhar com os vizinhos, para ter um agradável momento em família e promover a boa vizinhança, além de ter uma boa refeição”.

Não são somente os moradores que compareceram à matança, mas também moradores de outras localidades ou famílias que foram convidadas a viver uma tradição que perdura ao longo do tempo.

Com informações de AnimaNaturalis

Nota da Redação: É vergonhoso que o prefeito da cidade considere o assassinato de um animal uma maneira de passar “um momento agradável”, além de incitar as crianças a presenciarem e participarem deste momento de crueldade, fazendo com que percam os valores básicos de respeito à vida e o respeito pelos animais. Existem outras maneiras de incentivar a boa vizinhança e ter um momento agradável, sem envolver o sofrimento e a morte de nenhum animal.

Você viu?

Ir para o topo