EnglishEspañolPortuguês

Partido político em defesa dos animais é criado na Austrália

16 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Adriane R. de O. Grey  (da Redação – Austrália)

Foi criado recentemente na Austrália o Partido para a Justiça Animal [Animal Justice Party – AJP]. Em um país no qual a questão dos direitos dos animais é tão atrasada, a criação de um partido político que dá voz aos animais no contexto legislativo é um avanço altamente significativo.

Crueldade para com os animais é um dado infeliz e frequente nas estatísticas da sociedade australiana e o AJP objetiva combatê-la. Algumas organizações não governamentais têm procurado trazer às claras e para o debate público questões concernentes aos direitos dos animais com diversas abordagens, mas, ainda assim, falta na Austrália representatividade política que possibilite uma mudança efetiva na situação tão desfavorável destes seres sem voz. O AJP estabelece-se para buscar conquistas na proteção animal por meio do sistema parlamentar australiano, encorajando a adoção de políticas mais coerentes com os princípios dos direitos dos animais por outros partidos políticos, demonstrando que os eleitores se importam com as questões relativas aos animais por meio de eleições disputadas e educando o eleitorado sobre políticas de proteção animal apresentadas por candidatos de outros partidos.

Animal Justice Party defenderá os direitos animais
Animal Justice Party defenderá os direitos animais

O AJP promoverá campanhas no âmbito das políticas governamentais contra atrocidades praticadas contra os animais relacionadas à destruição da fauna nativa, às fazendas de produção de alimentos de origem animal, ao transporte animal, a animais domésticos e domesticados, a pets e ao uso de animais para esporte e entretenimento. O partido buscará criar leis mais rigorosas de proteção animal, aumentar a punição para pessoas julgadas culpadas por maus-tratos a animais, regular e restringir a venda e o uso de animais e aprimorar a educação para uma maior consciência das necessidades dos animais.

“Os direitos e o bem-estar dos animais constituir-se-ão no próximo movimento de justiça social e nós queremos fazer parte dele”, afirma ao texto que divulga a criação do partido.

A primeira tarefa do AJP é alcançar um número mínimo de membros para que possa se registrar na Comissão Eleitoral. O AJP precisa alcançar este número em curto período de tempo para que possa concretizar-se como partido político e para que possa se sustentar, já que, até então, conta apenas com doações de voluntários. Somente eleitores australianos podem cadastrar-se em seu quadro.

Se você quiser saber mais sobre as propostas e as novidades do AJP, acesse http://www.animaljusticeparty.org/Welcome.html.

Você viu?

Ir para o topo