EnglishEspañolPortuguês

Palestra de Rynn Berry apresenta os motivos que levaram Da Vinci a adotar o vegetarianismo

23 de janeiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Carol Dargel    (da Redação)

Na última quinta-feira (21), o historiador norte-americano Rynn Berry apresentou a palestra “A vida vegetariana de Leonardo Da Vinci”, no restaurante vegetariano Vegethus, na Consolação, em São Paulo (SP).

Rynn Berry é autor de diversos livros sobre vegetarianismo, entre eles o famoso The Vegan Guide to New York City (Guia Vegano de Nova York), no qual ele avalia mais de 100 estabelecimentos vegetarianos na cidade. Algumas de suas obras já foram traduzidas para oito línguas.

O evento teve início com uma dramatização de autoria do próprio historiador, que representou Leonardo Da Vinci no momento em que pintava uma de suas obras mais conhecidas – A Mona Lisa. Ao ser questionado por sua musa quanto aos seus “hábitos excêntricos”, Da Vinci abordava muitas das questões acerca do que o levou a se tornar vegetariano.

Foto: Carol Dargel/Arquivo ANDA
Foto: Carol Dargel/Arquivo ANDA

Tendo como principais influências o vegano mais antigo que se tem registro – o filósofo Pitágoras, assim como o amigo de infância do pintor, que também era vegano – as razões de Da Vinci para a prática da dieta também eram éticas. Além de não comer carne e de não usar produtos de origem animal – inclusive em suas ferramentas de trabalho -, Da Vinci também ficou conhecido por comprar aves que haviam sido capturadas para depois libertá-las.
Outro motivo apontado para a prática do respeito para com os animais de Da Vinci seria o fato de ele pertencer a uma seita chamada Gnosticismo, na qual o comportamento ético era fortemente defendido.

Em suas pesquisas, ele estuda grandes nomes da história antiga e moderna que foram e são defensores do vegetarianismo, desde Pitágoras até personalidades do esporte como Carl Lewis. Essa pesquisa deu origem ao livro Famous Vegetarians and their Favorite Recipes, no qual Ryn Berry, inclusive, cita o gênio Leonardo Da Vinci. As receitas preferidas do pintor publicadas neste livro foram retiradas de um de seus livros de receita preferidos de autoria de um antigo bibliotecário do Vaticano chamado Bernardo Platina. Rynn Berry traduziu as receitas diretamente dos originais em latim medieval e testou todas elas pelo menos três vezes antes de publicar o livro.

Outras de suas publicações mais conhecidas são Food for the Gods e Hitler: Neither Vegetarian Nor Animal Lover. Confira abaixo a lista completa de livros publicados pelo autor.

Livros do autor:

The New Vegetarians (Novos Vegetarianos)
Famous Vegetarians and Their Favorite Recipes (Vegetarianos famosos e suas receitas favoritas)

The Vegan Guide to the New York City (Guia Vegan da Cidade de Nova York)

Hitler: Neither Vegetarian Nor Animal Lover (Hitler: Nem Vegetariano, tampouco Amante dos Animais)

Food for the Gods: Vegetarianism and the World’s Religions (Alimento Para os Deuses: Vegetarianismo e as Religiões do Mundo)

Fruits of Tantalus: A History of Vegan Rawfoodism and Fruitarianism and the Origins of Cooking – with Recipes (Frutos de Tantalus: A História do Crudivorismo e do Frugivorismo e as Origens do Hábito de Cozinhar – com Receitas)

Você viu?

Ir para o topo