EnglishEspañolPortuguês

Patinador usa pele de raposa e zomba do sofrimento animal nos EUA

31 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

A organização Friends of Animals publicou uma carta criticando o patinador artístico Johnny Weir por usar pele de raposa em uma de suas fantasias. A designer de roupas do artista também foi contatada, em um apelo para o fim dessa crueldade.

Foto: Elaine Thompson, File

“Eu conheço a sujeira toda da indústria de peles e como os animais são maltratados. Mas isso não é o tipo de coisa que eu coloque como prioridade na minha vida”, declarou Weir na terça-feira. “Humanos estão morrendo todo dia, veja só o que aconteceu no Haiti.”

O patinador ainda disse que “prefere concentrar sua energia na causa humana”, e pelo jeito para ele isso significa desprezar a vida dos animais como se fossem lixo.

Weir diz ser amante da moda, e suas fantasias tendem para uma linha mais avant-garde. Ele mesmo sugeriu que pedaços de raposa fossem costurados aos seus novos trajes.

Weir acha que sua fantasia é “adorável”, mas o Friends of Animals discorda. Raposas são eletrocutadas ou espancadas, e suas peles muitas vezes arrancadas quando ainda vivas.

“Elé formador de opinião para muitas pessoas, incluindo outros patinadores”, disse Priscilla Feral, presidente da Friends of Animals. “Ele zomba do sofrimento dos animais inflingido pela sua estúpida indústria da moda, as raposas são sacrificadas cruelmente para que ele possa usar pedacinhos de pele em seu traje.”

O Friends of Animal não foi o primeiro grupo a criticar Weir. A organização ETA já lhe enviou cartas e até vídeos mostrando as atrocidades cometidas em fazendas de pele.

“Todo patinador usa patins que foram feitos com couro de vaca”, disse Weir. “Talvez eu esteja usando raposinhas bonitinhas enquanto todos usam simples vacas, mas ainda assim estamos todos usando pele de animais.”

Pois é, Weir, as duas atitudes são igualmente condenáveis. Nenhum animal desse mundo deveria ser condenado a uma morte torturante em nome da sua “adorável” fantasia, muito menos em nome de alguns pares de patins.

Com informações de KansasCity.com

Você viu?

Ir para o topo