EnglishEspañolPortuguês

Envenenamento de cães e gatos preocupa moradores de Rio Claro (SP)

29 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Moradores de Rio Claro (SP) estão preocupados com o envenenamento de cães e gatos com chumbinho. Somente em janeiro, 12 casos de mortes de animais foram provocados pelo veneno, que tem venda proibida no Brasil.

O chumbinho, popular veneno para ratos, tem um efeito rápido no organismo. “Ele causa a depressão do sistema nervoso, com vômito, diarréia e uma consequente parada respiratória”, disse a veterinária Maria Beatriz Rodini.

O veneno é um produto altamente tóxico e que não mata só animais. “É uma grande causa de morte entre crianças e adultos”, alertou a veterinária.

O cachorro Léo era companheiro da dona de casa Dalva da Cunha há oito anos e foi uma das vítimas. “Sentimos demais a morte dele. Ele era muito querido por todos nós”, lamentou.

O mesmo veneno que tirou a vida do cão pode ter levado à morte outros 10 da Associação Protetora dos Animais de Rio Claro. “É uma morte cruel, dolorosa. Uma covardia”, explicou a presidente do Grupo de Apoio e Defesa dos Animais (Gada), Roberta Escrivão de Campos.

A última a morrer foi a pitbull Shakira. Há seis meses, ela foi resgatada de uma casa onde não tinha água nem comida. “Começou a convulsionar e vomitou os granulados de chumbinho”, disse Roberta.

De acordo com o promotor Gilberto Porto Camargo, mutilar ou causar qualquer dano a vida do animal, seja silvestre ou doméstico, é crime e pode dar de três meses a um ano de prisão, além de multa. “Denuncie, procure o Ministério Público para que nós possamos investigar os fatos”, recomendou.

O comércio de chumbinho também é ilegal. Quem vende pode ser multado ou até preso.

A Prefeitura de Rio Claro informou que faz a fiscalização sobre a venda de chumbinho somente a partir de denúncias da população.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo