EnglishEspañolPortuguês

Peixes atacam banhistas para proteger ovos em Minas Gerais

28 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

É só chegar o verão que a história se repete. A praia de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, está interditada por causa do ataque das pirambebas, uma espécie de peixes que se defende atacando banhistas.

As placas com avisos do perigo estão em toda orla, mas são ignoradas pelos banhistas. A Guarda Civil até que tenta, mas não consegue tirar todos da água. Ainda assim, há quem tome cuidado, refresque só os pés ou se mantenha longe.

As pirambebas ou piranhas-brancas aparecem há pelo menos três décadas sempre no verão em Lagoa da Prata. De acordo com especialistas consultados pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade, é nesse período que elas se reproduzem e os ataques seriam para proteger os ovos, que ficam escondidos entre as algas.

“Por isso estamos retirando as algas”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Elias Resende.

Além disso, uma rede de proteção deve ser colocada. É o pedido dos comerciantes, que veem o movimento cair sempre que as pirambebas aparecem.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: Mais uma vez o ser humano interfere no habitat natural dos animais. Em vez de conscientizar os banhistas a não frequentarem a praia devido à reprodução da pirambeba, protegendo a espécie, a Secretaria de Meio Ambiente resolve retirar as algas da praia, que terá um grande impacto tanto para a pirambeba, quanto para outros seres que se alimentam das algas. Mais uma vez, em lugar de proteger, o ser humano contribui para a extinção das espécies.

Você viu?

Ir para o topo