EnglishEspañolPortuguês

Vazamento de produto tóxico no mar do RS pode prejudicar a fauna

27 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Foi controlado nesta quarta-feira (27) um vazamento em uma boia da Transpetro, unidade subsidiária da Petrobrás, em Tramandaí (RS). Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), cerca de 20 litros de um produto identificado como nafta vazaram no final da tarde de ontem no mar.

O acidente ocorreu em uma monoboia subterrânea da empresa. Conforme o responsável pelo Ibama em Tramandaí, Paulo Renato Petit Prux, foram instaladas barreiras de absorção na área para evitar que o produto se espalhasse.

Técnicos da Petrobrás e funcionários da Capitania dos Portos e do Ibama sobrevoaram o local atingido e constataram que o vazamento foi restrito. Segundo o Ibama, apesar do susto, não há risco para a população nem para a fauna marinha. “As pessoas podem ficar tranquilas”, disse Prux.

O Ibama ainda pretende fazer uma avaliação posterior para identificar se houve algum dano ao meio ambiente. A nafta é uma substância altamente explosiva utilizada em combustíveis e na indústria química. A Transpetro tem como finalidade fazer o transporte desse tipo de material.

Procurada pelo Zero Hora e pela Rádio Gaúcha no início da tarde, a assessoria de imprensa da Petrobrás ainda não deu retorno.

Fonte: Pioneiro

Você viu?

Ir para o topo