EnglishEspañolPortuguês

Novas denúncias de abandono de animais em São José dos Pinhais (PR)

27 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Na manhã desta terça-feira (26), o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) recebeu denúncias de maus-tratos de cachorros da raça rotweiller nas proximidades da BR-227, no sentido Paranaguá-Curitiba.

Cachorros da raça roteweiler foram amarrados em outdoors da rodovia BR-277. (Foto: Bem Paraná)
Cachorros da raça rotweiller foram amarrados em outdoors da rodovia BR-277. (Foto: Bem Paraná)

Após encaminhar uma equipe para aferir o problema, foi constatado que havia dois cães no local, amarrados em outdoors que ficam próximos aos motéis dispostos na entrada da cidade. De acordo com moradores da região, os cachorros encontram-se no local há pelo menos 1 mês, tendo sido colocados ali por funcionários de uma locadora.

Segundo uma moradora que não quis se identificar, a empresa resolveu colocar os rotweillers para cuidar da segurança do local, uma vez que as placas são iluminadas à noite – momento oportuno para ladrões surrupiarem os fios de cobre e lâmpadas que fornecem luz aos cartazes.

Ao verificar a ocorrência, o veterinário Ido Lunelli, do CZZ, constatou que os animais vêm sofrendo maus-tratos, crime sob pena de prisão. De acordo com o médico, a Força Verde foi informada da situação e o proprietário da locação terá um prazo de 24 horas para retirá-los do local, uma vez que os atos de abuso e de maus-tratos com animais configuram crime ambiental.

Toda pessoa que seja testemunha de atentados contra animais pode e deve comunicar o Centro de Controle de Zoonoses ou a delegacia mais próxima de sua residência. Ali, irá lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 “É proibido praticar ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos “, da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.

Em São José dos Pinhais, para mais informações ou denúncias sobre maus-tratos de animais, basta ligar para o telefone (41) 3384-1228.

Fonte: Bem Paraná

Nota da Redação: Os animais deveriam ser encaminhados para adoção, e os responsáveis pelos animais deveriam ser punidos, visto que já foi constatado o crime de maus-tratos. Dar um prazo para que os animais sejam retirados do local não resolve a situação, visto que os animais poderão ser maltratados novamente.

Você viu?

Ir para o topo