EnglishEspañolPortuguês

Zoonoses luta contra abandono de animais em Itapecerica da Serra, SP

26 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Jornal na Net
Foto: Reprodução/Jornal na Net

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Itapecerica da Serra realiza um trabalho de conscientização contra o abandono de animais. O objetivo é, principalmente, diminuir o número de cães rejeitados por seus tutores que acabam indo para a rua.

Segundo a coordenadora do Centro, Dra. Maria de Fátima Alves Martins, é comum pessoas procurarem a Zoonoses querendo deixar seus animais. “Infelizmente muita gente nos procura para isto; temos que explicar que eles não são descartáveis, que se trata de uma vida. Antes de alguém tomar a decisão de criar um animal, tem que pensar muito para não se arrepender depois”, explica a doutora.

Maria de Fátima explica ainda que o recolhimento de cães e gatos não é o trabalho do Centro, que realiza ações de desratização e desinsetização de prédios públicos e bueiros e o controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais ao ser humano.

Apenas aqueles abandonados com problemas de agressividades ou que tenham sofrido acidentes como atropelamento são recolhidos pelo Centro. Atualmente, a Zoonoses tem feito apenas captura de animais de grande porte, possíveis causadores de acidentes, e peçonhentos, encaminhados ao Instituto Butantã em São Paulo para estudo e produção de soro contra o envenenamento.

O Centro de Controle de Zoonoses também promove, no mês de agosto, a campanha de vacinação antirrábica. Este serviço está disponível à população durante todo o ano na sede do Centro, assim como a ação de combate à sarna.

Periodicamente, é realizada a feira de adoção de animais, este ano prevista para março. Todos os cães e gatos doados pelo Centro são vacinados contra a raiva, recebem remédio para sarna e a vacina V10, que previne vários tipos de viroses, além de serem castrados.

Serviço

Rua Baltazar Manuel, 1669 – Potuverá

Telefone: (11) 4147-1664

Itapecerica da Serra, SP

Fonte: Jornal na Net

Você viu?

Ir para o topo