EnglishEspañolPortuguês

VAL realiza trabalho voluntário em abrigo de cães

26 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
06
Animais carentes – especialmente de carinho e um lar – estão em terreno cedido. Foto: Marcio de Almeida Bueno

De 14 a 18 de janeiro último, integrantes da Vanguarda Abolicionista, de Porto Alegre, estiveram na cidade de Veranópolis, a cerca de 170 quilômetros da Capital, realizando trabalho voluntário no abrigo para cães da ONG APAVE – Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis de Veranópolis. São cerca de 60 cachorros abandonados que foram recolhidos pela entidade, tratados e agora são mantidos em uma sede emprestada por um empresário local.

012
Cachorrada faz a festa com sobras recolhidas em restaurantes próximos. Foto: APAVE

Liderada pela protetora Vivânia Casér, a ONG enfrenta as dificuldades já tradicionais do ramo – apoio do poder público aquém do necessário, muito serviço para poucas pessoas, gastos emergenciais, constante abandono de novos animais, volume de doações quase sempre insuficiente.

021
Protetora é “mãe” de dezenas de animais jogados fora por seus tutores. Foto: Marcio de Almeida Bueno

Dois dos integrantes da Vanguarda Abolicionista fizeram limpeza do local, distribuição de comida e água, manutenção das instalações e demais atividades, diariamente. No próximo mês, mais alguns dias serão dedicados pela VAL à APAVE.

031
Integrante da VAL distribui o lanche do dia para diversos caninos. Foto: Marcio de Almeida Bueno

Durante o período de acompanhamento, o telefone da dirigente da APAVE sempre estava tocando – pessoas querendo descartar animais no abrigo, e outras solicitando que a ONG capturasse animais silvestres – como lagartos e porcos-espinhos – que estavam no pátio de suas casas.

041
Outro ativista da VAL espalha cascalho na base de algumas casinhas. Foto: Ellen Augusta Valer de Freitas

“Mas o pior são os que ligam ameaçando, falando que, se não buscarmos o cachorro até determinada hora, vão matar e pronto”, lamenta a protetora Vivânia, conhecida na “Terra da Longevidade” pela sua dedicação aos animais. Interessados em ajudar com doações ou adotar um cão podem ligar para o telefone (54) 3441-1268.

05
Frutos do 'mercado pet', muitos animais não têm mais a atenção que recebiam antes. Foto: Marcio de Almeida Bueno

Você viu?

Ir para o topo