EnglishEspañolPortuguês

Tigres estão perto de extinção e são apenas 3.200 no mundo

26 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A população mundial de tigres caiu até 3.200 exemplares, o que aproxima a espécie de um ponto de “não retorno” em direção à extinção, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (26) pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, pela sigla em inglês).

Para WWF, tigres estão perto de extinção e são apenas 3.200 no mundo. (Imagem: EPA)
Para WWF, tigres estão perto de extinção e são apenas 3.200 no mundo. (Imagem: EPA)

O estudo afirma que o tráfico e a fragmentação dos habitats causou um descenso nas populações dos felinos, cuja população mundial estava em 20 mil exemplares nos anos 80 e em 100 mil há um século.

O WWF publicou o estudo um dia antes de uma reunião entre delegados de 13 países asiáticos que têm populações de tigres na cidade tailandesa de Hua Hin, para definir medidas visando à proteção da espécie.

“É preciso atuar imediatamente para que esta espécie emblemática não alcance um ponto de não retorno”, indicou Nick Cox, coordenador do Programa Tigre do Grande Mekong da WWF, que advertiu que os tigres do Vietnã, Laos e Camboja podem se extinguir em 2022 caso não sejam tomadas medidas de proteção.

O WWF considera que ainda é possível salvar o animal, já que o Grande Mekong conta com numerosas zonas protegidas para tigres, uma área acumulada de 540 mil quilômetros quadrados, superior ao tamanho da França.

“Esta região tem um potencial enorme para aumentar o número de tigres, mas isso só vai acontecer se houver uma coordenação de esforços entre os países, algo que não foi feito até agora, para proteger os tigres e seu habitat”, destacou Cox.

Além da primeira Conferência Ministerial da Ásia para a Conservação do Tigre, acontece em setembro próximo uma reunião sobre o animal, presidida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, curiosamente um adepto da caça do felino na Sibéria.

Fonte: Agência EFE

Você viu?

Ir para o topo