EnglishEspañolPortuguês

Pássaro raro é encontrado no Afeganistão

26 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma espécie raríssima de pássaro, vista somente outras três vezes por pesquisadores, foi vista no noroeste do Afeganistão. A descoberta, feita por ornitólogos da Universidade de Gotemburgo, faz parte de uma colaboração internacional que tem como objetivo catalogar aves raras.

Em 2008, os pesquisadores gravaram o canto de um pássaro desconhecido e, desde então, estavam no país na tentativa de encontrar o animal. Em junho do ano passado, eles começaram a usar redes para capturar as aves misteriosas. Elas foram fotografadas e passaram por análises de penas e DNA. Foi aí que descobriram que a espécie da ave capturada era rara e tinha sido vista pela última vez por ornitólogos há 142 anos. O Acrocephalus orinus só foi visto três vezes desde 1867, e muitos cientistas acreditavam que ele havia sido extinto.

O ornitólogo Urban Olsson, que liderou o levantamento dos pássaros do Afeganistão, afirma que a descoberta é uma esperança, já que indica que outras espécies dadas como desaparecidas podem habitar partes remotas do planeta. Também é um grito de alerta, segundo o cientista. No país, os pássaros estão sumindo por causa do desmatamento. “Temos que preservar o habitat natural dos animais, senão eles vão desaparecer”, conclui.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo