EnglishEspañolPortuguês

Censo aéreo tenta mapear peixe-boi

26 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/EPTV
Foto: Reprodução/EPTV

Até a próxima quinta-feira, sobrevoos de rastreamento, guiados por GPS, serão realizados por toda a costa litorânea dos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. A razão: traçar o mapa da distribuição dos peixes-boi marinhos pelo Nordeste, na derradeira tentativa de preservar a espécie (hoje uma das mais ameaçadas de extinção no País).

A iniciativa, que teve seu início ontem, é do Projeto Peixe-Boi (PPB), executado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), unidade especializada do Instituto Chico Mendes em cogestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e com patrocínio oficial da Petrobrás.

O último mapa de distribuição desses animais foi publicado em 1997, baseado em entrevistas com pescadores. Agora os pesquisadores do PPB e da Universidade Federal de Pernambuco farão voos ‘baixos e lentos’, a bordo de um monomotor modelo Cessna 172 A. Será uma atividade minuciosa de observação, para ver onde os peixes-boi marinhos estão distribuídos atualmente.

De acordo com o coordenador do Projeto Peixe-Boi, João Carlos Borges, já há indicativos da presença desses animais em áreas onde eles não eram encontrados, como a cidade de Olinda (PE).

Há ainda muitas alterações já verificadas nos habitats desses animais. “Estudos com uso dessa metodologia permitem um melhor acompanhamento das populações, possibilitando avaliar se esta está se mantendo, crescendo ou mesmo diminuindo. Neste último caso, poderemos traçar ações específicas para favorecer a conservação da espécie”, afirmou Borges.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo