EnglishEspañolPortuguês

Gatos também sofrem de problemas respiratórios

24 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Seu gatinho parece que vai expelir uma bola de pelos, chega a ficar em posição e nada sai? Fique atento, ele pode estar com algum problema respiratório. Segundo a veterinária Cristiane Aguero, da Gatos & Gatos, é comum felinos serem afetados por bronquite e rinotraqueíte, mas também há casos de asma, pneumonia e até tumores. “Indiretamente, o clima predispõe a doenças como a rinotraqueíte. Já a bronquite costuma ser causada por alergias”, explica Cristiane.

gato4
Imagem: Reprodução/GNT

Perceber se o animal está com algum problema respiratório é fácil. Além de ficar como se estivesse tentando expelir uma bola de pelos, sem conseguir, ele diminui consideravelmente suas atividades, passando mais tempo deitado do que saltando e correndo pela casa. No caso de gripe, também sai uma secreção nasal. “Respirar encolhendo a barriga é outro sinal de que algo está errado. É importante o dono procurar um veterinário assim que notar que o gato está com dificuldade para respirar”, diz Cristiane.

Manter o ambiente limpo, evitando o uso de produtos de limpeza muito fortes, aerossóis e perfumes, por exemplo, ajuda a evitar alergias que possam causar uma crise de bronquite. “Há casos em que a crise alérgica é provocada por um tipo de areia sanitária”, alerta a veterinária. Para prevenir a rinotraqueíte existe uma vacina anual, mas se o animal estiver com a imunidade baixa pode ser atacado pelo vírus mesmo estando vacinado. “A pneumonia é mais rara e costuma atingir animais com problemas de imunidade, como os muito jovens ou idosos”, acrescenta Cristiane.

Fonte: GNT

Você viu?

Ir para o topo