EnglishEspañolPortuguês

Esculturas de vacas coloridas embelezam as ruas de São Paulo, na Cow Parade

24 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A criatividade de dezenas de artistas de São Paulo trouxe de volta à cidade um rebanho que tem encantado o mundo: a Cow Parade. Um desfile de vacas coloridas, que estão espalhadas em diversos pontos da cidade e chamam a atenção de quem passa por elas na correria da metrópole. As esculturas são feitas em fibra de vidro e foram distribuídas em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro entregue para instituições de beneficentes.

Imagem: Reprodução/O Globo
Imagem: Reprodução/O Globo

Mas por que a vaca? Segundo os organizadores, o animal representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem. Além disso, não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca. As três formas (de pé, pastando, repousando) fornecem aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas.

Existem vários modelos de esculturas, mas os três modelos mais comuns da vaca foram criadas por Pascal Knapp, um escultor suíço que foi encomendado para criar as vacas especificamente da série de eventos CowParade.

Elas ficam debaixo de chuva ou protegida pela sombrinha, como a que homenageia o cantor Michael Jackson em início da carreira.

– Eu estou passando e elas chamam a atenção. A vaca vermelha está linda – diz um homem que caminha na rua.

Tão linda que a menina Evelyn Santos não resistiu e voltou para fazer um carinho na vaquinha vermelha.

Algumas vacas são muito modernas. Tem uma que está conectada à internet.

Ela recebe mensagens pelo computador ou pelo celular. Foi a primeira vez que a aposentada Maria Silvia mandou um torpedo.

Artistas de São Paulo foram convidados a transformar a cidade em um museu.

– O legal é que essa obra está sendo construída pelas próprias pessoas, com mensagens diferentes para cada um – afirma o artista plástico Fabio Malx.

– Você pega uma escultura de vaca e ela se transforma numa tela tridimensional – explica a organizadora do evento Catherine Duvignau.

No corredor de um shopping, a vaca usa calça jeans ou está vestida de hippie para o deleite da garotada. Elas também estão nos dois lados de uma movimentada avenida. Quem para no meio da avenida, tem que fotografar.

– É divertido, mas um pouco estranho – afirma um homem.

Na Avenida Paulista, as vacas parecem fazer o tempo voltar. No início do século passado, na Paulista, em vez de carros, havia carroças puxadas por animais.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo