EnglishEspañolPortuguês

Polícia Ambiental combate caça no litoral do Paraná

23 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Operação Caápua – criada pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV) no ano passado – prendeu duas pessoas e apreendeu cinco armas de fogo, munições e outros materiais utilizados em caça no litoral do Paraná. A atividade foi decorrente do cumprimento de Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário de Paranaguá, na última quinta-feira (21), após denúncias anônimas feitas ao 0800 643 0304 da unidade de polícia ambiental.

“A informação era de que no litoral paranaense, mais precisamente na área urbana e rural de Paranaguá, em residências de caçadores, existiam animais e pássaros silvestres em cativeiro”, explica o tenente Durval Tavares Junior, que comandou a Operação. A polícia apreendeu oito pios (apito para atrair pássaros), sete armadilhas para captura de animais, seis facões, dois estilingues, uma luneta, roupas camufladas e dez unidades de palmito in natura.

“Encontramos ainda partes do corpo de animais silvestres do litoral como patas de capivara, tatu e o rabo de um tamanduá mirim”, informa o tenente. Os materiais aprendidos foram encaminhados, juntamente com os detidos para a Delegacia de Polícia Civil de Paranaguá, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

De acordo com o capitão Adilson Correa, Coordenador da Operação Viva o Verão no litoral, pela Força Verde, desde o início das atividades até o momento já foram apreendidas 32 armas relacionadas à prática de crimes ambientais na região. O tenente Tavares explicou ainda que a abordagem seguiu as determinações legais e, por isso, a ação foi um sucesso.

Operação Caápua

Criada em julho de 2009, a Operação Caápua – palavra de origem tupi – tem como objetivo principal combater a caça de animais silvestres no Estado do Paraná, principalmente os que se encontram em extinção. “Desde o mês de julho de 2009, já foram apreendidos por esta operação 276 armas de caça, 1.368 munições de diversos calibres, 1.760 quilos de pescados, além da recuperação de 1.935 pássaros e 410 animais silvestres”, revela o Comandante do BPAmb, Coronel João Alves da Rosa Neto.

Ainda neste período, foram apreendidas pela Operação Caápua – que significa “aquele que vive no mato” –, 325 metros de redes de diversas malhas e 43 tarrafas, utilizadas em pesca predatória. “Estes resultados representam a atuação da Força Verde junto à preservação do meio ambiente”, frisa o coronel.

O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde atende pelo disque-denúncia 0800 643 0304.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Você viu?

Ir para o topo