Estudo revela que aves não são responsáveis pela propagação da Gripe A


Por Raquel Soldera (da Redação)

Foto: Reuters/ABC
Foto: Reuters/ABC

As aves não têm envolvimento na propagação das pandemias de gripe de 1918 e 2009, segundo estudo realizado pelo Centro de Enfermidades de Animais Estrangeiros da Agência Nacional de Inspeção de Alimentos Canadenses em Winnipeg, no Canadá, publicado pela revista Journal of General Virology.

As duas variações do vírus H1N1, responsável pelas pandemias globais de 1918 e 2009, não causam doenças em aves. Portanto, os resultados da pesquisa revelam que as aves não têm participação na propagação do vírus H1N1, ao contrário do que se acreditava.

Não há necessidade de sacrificar os animais

A origem do vírus H1N1 ainda é desconhecida, e apesar de sua semelhança genética com a gripe aviária, os resultados deste estudo mostram que é improvável que tenha sido transmitida pelas aves aos humanos.

Segundo explica Shawn Babiuk, responsável pelo estudo, os resultados demonstram que as quarentenas e os sacrifícios dos animais não são necessários.

Segundo o pesquisador, os vírus podem se comportar de forma imprevisível. “Nosso entendimento de como o vírus da gripe evolui para causar a pandemia continua limitado. No entanto, a nossa pesquisa indica que as aves não são responsáveis pela propagação dos vírus nas pandemias de 1918 e 2009”, concluiu Babiuk.

Com informações de ABC


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MÉXICO

CRUELDADE

AMOR

EMPATIA

AMOR

CRUELDADE

CHINA

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>