EnglishEspañolPortuguês

Em São Paulo, parque Ibirapuera oferece reabilitação para animais silvestres

23 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Você sabia que no parque do Ibirapuera, em São Paulo, há um centro de reabilitação de animais silvestres, o Depave (Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre)? A advogada Gabriela Gonçalves não sabia, até o dia que encontrou um filhote de passarinho ferido e machucado.

O Depave recolhe animais silvestres que sofrem maus tratos em áreas urbanas. (Foto: Getty Images)
O Depave recolhe animais silvestres que sofrem maus tratos em áreas urbanas. (Foto: Getty Images)

“Encontrei a ave em uma rua perto de casa. Ouvi um piado muito alto entre uns arbustos e fui ver o que era. O bicho estava com a pata machucada, por isso não conseguia andar. Como era muito filhote, também não sabia voar”.

Gabriela levou o pássaro para o hospital veterinário que conhecia. A veterinária do local foi quem indicou o Depave e Gabriela ligou para se informar melhor sobre o que deveria fazer.

“Pelo telefone, a veterinária do Depave já passou algumas orientações de como cuidar do pássaro”.

O centro foi criado em 1993 para prestar atendimento veterinário aos animais silvestres que são levados pelas pessoas, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama e Centro de Controle de Zoonoses, entre outros. Muitas vezes, esses bichos são atropelados, acidentados por linha de pipa ou atacados por cães.

No local, além dos cuidados veterinários, alguns animais também passam por uma etapa de reabilitação específica para cada espécie, que possibilita a volta para a vida na natureza ou criadouros conservacionistas.

Gabriela soube que Pião, assim apelidado por ela, é da espécie sanhaço cinzento. No centro, o filhote foi avaliado e recebe o tratamento adequado.  A advogada só não ficou com a ave por que é contra a criação de pássaros em gaiola, mas garante que o apego foi grande.

“Dias depois de deixar o Pião no Depave, liguei e soube que a inflamação que ele tem estava bem melhor! Ele está ótimo, se alimentando direito e assim que ficar curado, será encaminhado para alguma reserva”.

Serviço

Depave
Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Tel/Fax: (11) 3885-6669  ou (11) 3885-6669
[email protected]
prefeitura.sp.gov.br/fauna

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo