EnglishEspañolPortuguês

Baleia morta na ilha de Boa Vista (PA) ainda não foi retirada do local

23 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Vinicius Reis/Diário do Pará
Foto: Vinicius Reis/Diário do Pará

A baleia jubarte que encalhou e morreu na ilha de Boa Vista, às proximidades do município de Quatipuru, continua exatamente no mesmo lugar. Segundo um morador do local, o agente de saúde Vinícius Reis, o animal está exalando um cheiro muito forte, o que já está incomodando aqueles que vivem nas redondezas. “Além disso, uma parte da carne também foi retirada por estudantes e outras pessoas, o que está trazendo muitos urubus para cima dela”, detalhou.

Ainda de acordo com ele, somente na sexta-feira (22) a Delegacia de Meio Ambiente esteve no local. “Mas depois eles foram embora e não informaram se vão fazer alguma coisa quanto à baleia”, completou.

Em outubro de 2008, uma outra baleia da mesma espécie foi encontrada entre as praias de Quatipuru-mirim e Peruquara, no mesmo município. O animal tinha aproximadamente 8 metros de comprimento.

Segundo o chefe da Divisão de Fauna e Pesca do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pará, Alex Lacerda, o órgão foi informado acerca da situação da baleia, mas, como não dispunha de pessoal para deslocar, repassou as coordenadas para o Centro de Mamíferos Aquáticos, ligado ao Instituto Chico Mendes, que enviou biólogos até o local.

Contudo, de acordo com Alex, os biólogos passaram toda a quinta-feira na área, tentando encontrar a baleia, o que não foi possível. Somente quando retornaram a Belém é que eles receberam a informação de que o animal havia sido encontrado morto às proximidades de Quatipuru.

Ainda de acordo com o biólogo, atualmente há várias teorias sobre as causas que levam baleias a encalhar. Entre elas, o fato de o animal estar doente, o que o leva a perder o senso de orientação, e a ecoprospecção, utilizada na investigação do fundo do mar, o que também poderia desorientar esses animais. “Mas, até agora, nada foi comprovado. Normalmente, quando uma baleia encalha é porque ela já não está bem e é muito difícil devolvê-la saudável para o mar”, observou.

Animal está no local há dois dias e já exala mau cheiro. Moradores retiraram pedaços da carcaça.

Sobre a baleia

A baleia jubarte, também chamada baleia corcunda ou preta, possui coloração escura no dorso e clara no ventre e nadadeiras peitorais muito grandes, que podem chegar a medir o equivalente a quase um terço de seu comprimento total. As fêmeas, um pouco maiores que os machos, podem alcançar 16m de comprimento e pesar 40 toneladas, sendo que os filhotes nascem com cerca de 4m após 12 meses de gestação.

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo