EnglishEspañolPortuguês

Vazamento de petróleo em oleoduto russo ameaça tigres em extinção

22 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um vazamento de petróleo no oleoduto russo Sibéria-Pacífico está preocupando organizações ambientais pelo risco que representa para os tigres de Amur, uma espécie em vias de extinção.

Imagem de um tigre (Reprodução/DN Globo)
Existem apenas 450 destes animais na região atingida pelo derramamento (Reprodução/DN Globo)

A primeira seção do oleoduto entrou em funcionamento a 28 de dezembro, ligando Taichet, na Sibéria oriental, a Skovorodino, na região de Amur, o extremo-oriente russo. A fuga ocorreu esta semana num ponto a 30 quilômetros da cidade de Lensk, na Sibéria oriental, ocupando a mancha um “espaço de dois quilômetros de comprimento por dez metros de largura”, revelou um porta-voz da empresa dos oleodutos russos, a Transneft.

O porta-voz indicou que a causa estaria sendo investigada, não excluindo a “hipótese de erro humano”. As conclusões da investigação devem ser conhecidas dentro de um mês.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) divulgou um comunicado denunciando “erros” na “segurança ecológica” do projeto e pedindo o apuramento de responsabilidades.

Uma segunda seção deve estar terminada este ano, ligando Skovorodino à baía de Kozmino, onde será criado um terminal para petroleiros.

Toda esta região, genericamente conhecida como o extremo-oriente russo, é o habitat natural desta espécie de tigres. Actualmente, existem 450 destes tigres, que são o maior felino no mundo, na região e apenas mais 20 a 25 na China.

Fonte: DN Globo

Você viu?

Ir para o topo