EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Quixadá (CE) apresenta projeto para castração de animais

22 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município de Quixadá (CE) pretende dar continuidade às ações preventivas de combate às doenças em animais domésticos e errantes. Segundo o diretor do CCZ de Quixadá, médico veterinário Cláudio Medeiros, além da continuação da vacinação itinerante, incluindo a zona rural, uma nova campanha de doação será realizada este ano. O calendário está sendo elaborado. As ações devem ser iniciadas em março.

A ideia é duplicar o número de doações e evitar o sacrifício de cães e gatos recolhidos das ruas. No ano passado mais de 200 deles, todos sadios, foram doados na cidade e distritos. A campanha ocorreu simultaneamente à vacinação e exames em animais já domesticados e acolhidos. Dessa forma, casos de calazar e toxoplasmose praticamente desapareceram na região. A carrocinha também deixou de ser o terror das ruas para os animais de pequeno porte. Sacrifício, somente em último caso, segundo garante Medeiros.

Sobre o número de doenças, apenas quatro casos de calazar foram registrados no ano passado. Já nos gatos, não foi registrada nenhum mal em 2009, conforme dados do CCZ. Outros exames são aguardados, mas a equipe de Controle de Zoonoses de Quixadá está otimista. “O modelo de combate e controle está apresentando ótimos resultados”, comemora Medeiros.

Agora, ele e sua equipe trabalham em um projeto ainda mais ousado. Ele pretende iniciar o controle populacional dos bichos. O processo deve ocorrer com cirurgias de castração para os machos e histerectomia para as fêmeas. A proposta está sendo apreciada pelo Departamento Jurídico da Prefeitura de Quixadá. Em seguida será encaminhada à Universidade Estadual do Ceará (Uece). A expectativa de início do programa é para, no máximo, 90 dias. Ele pretende promover a parceria por meio de intercâmbio com o Hospital da Faculdade de Veterinária da Uece (Favet-Uece).

Além de evitar a eliminação de animais sadios, o trabalho permitirá que, dificilmente, sejam vistos bichos vadiando pelas ruas da cidade. O projeto poderá ser pioneiro no Estado, onde as ações dos CCZs muitas vezes se limitam à captura e sacrifício dos animais errantes nas ruas.

Maiores informações:
Centro de Controle de Zoonose de Quixadá: (88) 3414.4567

Fonte: Diário do Nordeste

Você viu?

Ir para o topo