EnglishEspañolPortuguês

Cães de rua são envenenados em Sorocaba (SP)

22 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Três cães que viviam pelas ruas do Jardim São Conrado morreram na tarde desta quinta-feira (21) após apresentarem sintomas típicos de envenenamento. Segundo moradores, por volta do meio-dia um motociclista ofereceu salsichas com uma substância escura aos animais, que retornaram meia hora depois com diarreia, vômito e tremedeira. Em atendimento àSeção de Zoonoses, uma empresa compareceu aos locais e recolheu os corpos.

A dona de casa Risonete Juvêncio da Silva conta que estava na calçada quando, por volta do meio-dia, viu um motociclista passar em alta velocidade, parar no final da rua e oferecer salsichas aos animais. Não demorou para que aparecessem mortos, cada um em uma rua. “Eu nem imaginei que pudesse ter veneno. Só fui ligar uma coisa à outra quando as crianças vieram me contar que o ‘marronzinho’ tinha morrido”, contou a moradora que ajudava a tratar dos animais.

Risonete garante que esta não é a primeira vez que animais morrem por envenenamento. Depois que seu cachorro foi envenenado com raticida, viu pelo menos oito gatos morrerem na vizinhança, há cerca de dois meses, segundo relatou. “Eles estavam bem e daqui a pouco apareciam estirados nas nossas portas”.

A estudante Mariana Beatriz Alves, de 15 anos, perdeu um pincher há um ano, também com suspeita de envenenamento. Nesta quinta-feira foi a vez de Billy, de 11 meses. A menina conta que deu falta do bicho de estimação e, quando foi procurá-lo, soube do ocorrido por outras pessoas. “Os outros dois apareceram babando e depois morreram por aí”, contou após chorar a morte do amigo que ganhou da irmã mais velha. Segundo Antônio Carlos Alves, pai de Mariana, os cães viviam pelas ruas e eram tratados por vários moradores, que ofereciam água, comida e em alguns casos abrigo. “Quando chovia eu deixava eles entrarem pra dormir na garagem”. 

Regiane Doratilto, 30 anos, teve mais sorte que seus vizinhos. Há quatro meses encontrou seu cão da raça pincher a tempo de levá-lo a um médico veterinário. O diagnóstico foi de intoxicação por envenenamento. “Temos que descobrir quem está fazendo isso”, protestou.

A preocupação dos tutores de animais que ainda estão vivos aumentou com as mortes. Selma Aparecida Paulino presenciou os cães agonizando. “Eles vomitaram pedações de salsicha com umas bolinhas escuras que pareciam veneno”. Ela afirma que Lady, sua cadela de estimação, só não morreu porque a seguiu até a farmácia no horário em que o motociclista suspeito foi visto. “Ela também deve estar na lista. Agora vou ficar de olho para não escapar”. A manicure explica que sua preocupação não é recente.

*Com informações de Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo