EnglishEspañolPortuguês

Indonésia autoriza adoção de tigres como animais de estimação

21 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Indonésia autorizará a particulares ter como animais de estimação os tigres de Sumatra nascidos em cativeiro. A justificativa é a preservação da espécie.

Para criar em casa um casal de tigres será necessário pagar um bilhão de rúpias (100 mil dólares) e dar aos animais um espaço mínimo de 60 metros quadrados, explicou uma fonte do ministério Florestal indonésio.

“Não vendemos nem alugamos os tigres, que continuarão pertencendo ao Estado. Autorizaremos somente que as pessoas cuidem deles. Elas deverão, para isso, respeitar um certo número de condições”, afirmou a fonte.

Foto divulgada pela WWF mostra tigre de Sumatra. (Foto: AFP/G1)
Foto divulgada pela WWF mostra tigre de Sumatra. (Foto: AFP/G1)

Segundo o ministério, muitos empresários ricos estão interessados em adotar os tigres.

Esta iniciativa surpreendeu as associações de defesa dos animais, que acham que o Estado deveria cuidar da preservação do habitat natural dos quase 200 tigres que ainda vivem em estado selvagem em Sumatra, uma ilha submetida a um importante desmatamento.

“Esta não é uma solução para salvar os tigres. Melhor seria salvar as selvas onde vivem”, declarou Bustar Maitar, do Greenpeace da Ásia sul-oriental.

Na Indonésia há cerca de trinta tigres de Sumatra nascidos em cativeiro disponíveis para a adoção.

Os defensores dos animais também temem que os felinos sejam caçados ilegalmente nos próximos meses devido à celebração do Ano do Tigre, que, segundo a astrologia, começa no dia 14 de fevereiro.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo