EnglishEspañolPortuguês

Empresa têxtil é responsável por morte de peixes em Joinville (SC)

21 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Peixes apareceram mortos, no começo do mês, em ponto em frente à fábrica na área rural. (Foto: A Notícia)
Peixes apareceram mortos, no começo do mês, em ponto em frente à fábrica na área rural. (Foto: A Notícia)

A morte de peixes, no começo do mês, no rio Fleith, em Joinville (SC), deve render uma notificação à empresa têxtil Vogelsanger, que tem fábrica no distrito de Pirabeiraba. Um laudo ambiental entregue nesta quarta-feira (20) mostrou que o índice de sólidos dissolvidos (sais que retiram o oxigênio da água) foi 23 vezes maior no ponto perto da empresa, na comparação com a nascente do rio. A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) deve calcular o valor da multa nos próximos dias.

Os peixes mortos foram encontrados em frente à fábrica, por isso técnicos coletaram água para a análise na nascente do rio e em um ponto depois da empresa.

Na nascente, o índice de sais é 35 miligramas por litro; no ponto perto da fábrica, o índice subiu para 805 mg/l. De acordo com a Fundema, a empresa “já possui histórico de infração ambiental desde 2008”.

A Fundema também recebeu nesta quarta-feira a análise da água da lagoa do Saguaçu, onde ainda houve mortandade de peixes no começo do mês. A conclusão foi de que os peixes morreram por falta de oxigênio da água. Só que, dessa vez, causada pelos altos índices de esgoto sanitário. Ainda não foi possível identificar um responsável pelo despejo, mas há indícios de que o esgoto seja proveniente do rio Cachoeira.

Fonte: A Notícia

Você viu?

Ir para o topo